5 de Outubro 2022 01:05
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine

Atualidade

Vítor Pataco e a Semana do Desporto: “Os nossos objetivos desta semana são precisamente fazer Portugal um país fisicamente mais ativo”

Vítor Pataco, presidente do IPDJ, na abertura da Semana do Desporto. Foto: João Tinoco/SM

A SportMagazine esteve presente na sessão de abertura da Semana do Desporto, promovida pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), que teve lugar no Centro de Alto Rendimento do Jamor, esta segunda-feira. O evento começa na próxima sexta-feira, dia 23, terminando dia 30. A abertura deu início com uma demonstração da ginástica de elite do Sporting Clube de Portugal, constituída por 25 atletas, entre os quais 20 campeões nacionais e 5 vice-campeões nacionais, entre os 10 e os 22 anos.

Sob a mensagem #BeActive, este evento contou com a presença dos cerca de 35 embaixadores, atletas e não atletas, e ainda com Vítor Pataco, presidente do IPDJ, o secretário de estado da saúde e do desporto, João Paulo Correia, entre outros. Vítor Pataco começou com agradecimentos a todos os presentes e aos embaixador, por todo o apoio dado à este projeto. De seguida, passou aos objetivos desta Semana do Desporto.

“Os nossos objetivos desta semana são precisamente fazer Portugal um país fisicamente mais ativo (…) nós temos como objetivo esta apropriação da mensagem be active. Nós já conseguimos atingir cerca de 20% dos portugueses através das redes do IPDJ e não só” afirmou.

O presidente do IPDJ destaca ainda os 41 países envolvidos no projeto e os mais de 11 milhões de participantes no mesmo. “Em Portugal contou com 170 municípios em 2021, muitos artigos, muitas atividades e é isso que nos importa sublinhar. Ficámos satisfeitos, até porque estávamos a sair de um período pandémico”, acrescentou. Com quase cerca de 200 municípios este ano, o IPDJ tem a esperança de recuperar os números pré-pandemia, ou seja, de 2019. Para Vítor Pataco “a semana europeia está a atingir uma fase de maturação e isso é bastante importante, pois começa a entrar na rotina das pessoas e das instituições”.

Nesta semana podem ser feitas diversas atividades gratuitas e experimentar vários desportos. As competições especiais, para pessoas com deficiência, e o dia europeu na escola foram destaques abordados. A nível europeu, a abertura deste Semana do Desporto decorre sexta-feira, dia 23, em Praga.

Para além de Vítor Pataco também João Paulo Correia, secretário de estado da juventude e do desporto, falou ao público neste evento. O autarca demonstrou-se convicto no combate ao sedentarismo e pretende uma aposta maior no desporto escolar, pretendendo que “esse caminho seja feito de forma mais intensa”. Isto porque o desporto deve ser algo cada vez mais praticado  e é “uma força universal”, descreve João Paulo Correia.

“Falar do desporto é falar de valores. Valores nobres, universais. O desporto é uma força universal. Passa barreiras linguísticas, consegue chegar a todos os cantos do mundo e é muito bem entendida por todas as gerações. Significa inclusão, solidariedade, o desporto significa suscetibilidade”, afirmou.

João Paulo Correia, secretário de estado da Juventude e do Desporto, na abertura da Semana do Desporto. Foto: João Tinoco/SM

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos que poderá gostar

Estante

No passado dia 30 de setembro decorreu a apresentação do livro de Jorge Machado, intitulado “Ensaios sobre Ética no Desporto”, na Casa do Desporto...

Atualidade

O 3ª Fórum Nacional Desporto para Todos deu início com uma introdução por parte de Sílvia Vermelho, vogal do conselho diretivo do Instituto Português...

Atualidade

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) realiza o terceiro Fórum Nacional do Desporto para Todos, como forma de concluir a oitava edição...

Atualidade

O prémio ‘Jovens pela Igualdade’, promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude e a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.