18 de Maio 2022 17:12
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine

Atualidade

António José Silva apresenta livro sobre o desporto português: “O nosso financiamento é no mínimo duas vezes e meio inferior…”

(da esquerda para a direita): Mário Vitória, autor da capa, António José Silva, autor do livro, e Alexandre Mestre, autor do prefácio. Foto: João Tinoco/SM

O presidente da Federação Portuguesa de Natação (FPN), António José Silva, apresentou, esta quinta-feira, o seu novo livro, “O (des)governo do desporto em Portugal”, na sede do Comité Olímpico de Portugal (COP), com uma audiência de cerca de 75 pessoas. Para além do presidente da FPN, o painel esteve composto por Alexandre Mestre, autor do prefácio, e Mário Vitória, responsável pela realização e ilustração da capa. A cerimónia contou com a presença de José Manuel Constantino, presidente do COP.

Na sua análise sobre o cenário do desporto português, a partir do que pesquisou e escreveu para o volume apresentado, António José Silva criticou fortemente o mundo desportivo no país, nomeadamente a falta de financiamento do Governo e a falta de ligação entre a educação e o desporto.

“O nosso financiamento é no mínimo duas vezes e meio inferior ao valor mínimo dos 20 países que visitei. Montenegro, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Islândia, Noruega… Falei diretamente com os ministros destes países. Todos eles têm grande ligação entre sistema educativo e o sistema desportivo. O modelo da Eslovénia, é o que quero aplicar a Portugal, detém uma atenção grande ao desporto. As crianças, na média, aumentaram o peso, e passaram de três a cinco dias de educação física nas escolas”, observou.

Para além disto, o presidente da FPN comparou ainda as avaliações desportivas nesses países nórdicos. Usa o exemplo das crianças entre os quatro e os 12 anos que, para obterem o diploma de passagem de ano, têm que realizar uma prova de natação. Na Noruega têm que nadar 200m, na Eslovénia 50m.

“Há técnicos qualificados a apoiar os alunos, as autarquias e o mecenato próprio. o que não se passa em Portugal. A tutela do desporto em Portugal, não é desportivo, é politica. Não há tutela desportiva”, afirmou.

António José Silva, também ele presidente da Liga Europeia de Natação, revelou ainda a existência de mais três volumes do livro. O volume dois, que sai no próximo ano, o autor aborda aquilo que acredita que devia ser o modelo do desporto a nível nacional – as ameaças, o desporto atual, a sua transparência.

Em 2024, o presidente da FPN vai abordar, no volume três, os fatores críticos para alavancar o sistema – treinadores, os apoios aos mesmos, o pós-carreira e a ligação do sistema educativo e desportivo. O quarto, e último volume desta coletânea, irá abordar diversas personalidades com quem António José Silva se cruzou no seu percurso no mundo do desporto.

Na cerimónia, o presidente do COP, José Manuel Constantino, saudou a António José Silva pelas suas reflexões e reforçou que pensar no desporto é essencial.

“Pensar no desporto. Ter noção das profundas mutações que o desporto tem tido nos últimos anos. O presidente da Federação Portuguesa de Natação dá um contributo inestimável sobre o desporto. O contributo de um presidente tem de ser saudado. Podemos concordar mais, concordar menos, mas temos de concordar que é uma ajuda à reflexão dos problemas desportivos e a definição do futuro do desporto no país”, afirmou José Manuel Constantino.

O livro “O (des)governo do desporto em Portugal” está à venda apenas na sede da FPN, em Lisboa, ao custo de 15 euros.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos que poderás gostar

Natação

O presidente da Federação Portuguesa de Natação (FPN), António José Silva, falou com a SportMagazine, esta quinta-feira, após a apresentação do seu livro, “O...

Cursos e Congressos

Aproximadamente 130 representantes de federações europeias, assim com observadores internacionais, são esperados no sábado para participar do Congresso Extraordinário LEN 2022, que decorre em...

Adaptado

Diogo Cancela, nadador de 18 anos, garantiu resultados impressionantes no Campeonato Nacional de Juvenis, Juniores e Absolutos, que decorreu no mês passado em Coimbra....

Atualidade

Tratado como um “herói nacional”, José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), recebeu esta quinta-feira o prémio SIGA Special Recognition Award...

@2021 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.