24 de Fevereiro 2024 00:20
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Pedro Sequeira

Ansiedade, responsabilidade ou apenas mais um jogo?
– crónica nº 7 do Europeu de Andebol 2024, por Pedro Sequeira

Pedro Sequeira, diretor da SportMagazine. Foto: Carlos Saraiva/SM

Ansiedade, responsabilidade ou apenas mais um jogo?
– crónica nº 7 do Europeu de Andebol 2024,
por Pedro Sequeira*

Tentei não escrever de imediato esta crónica, mas escrevi antes do jogo Eslovénia x Dinamarca (provavelmente, quando for publicada já todos saberemos o resultado deste jogo). Não escrevi de imediato pois estive bastante ansioso e nervoso antes e durante o jogo. Porquê? Porque queria muito que Portugal vencesse, depois de toda esta campanha extraordinária que fez. Todo o grupo merecia. Claro que, no desporto de alto rendimento, temos que lutar para merecer e, do outro lado, está sempre um adversário que também tem os seus objetivos e o seu rendimento.

Pela televisão pareceu-me sempre que Portugal estava ansioso. Não faltava empenho, nem dedicação, nem compromisso, mas sentia que nos momentos de alguns passos decisivos e de finalização, havia tensão. Não tenho a certeza, talvez fosse a minha ansiedade que, por sua vez, me fizesse ver ansiedade na nossa Seleção. Apesar dos muitos golos que marcámos, tivemos, outra vez, muitas situações de 1 contra 0 (guarda-redes sozinho perante o nosso atacante) onde não fomos eficazes – a percentagem de remates defendidos pelo guarda-redes adversário e bolas nos postes/trave.

Na defesa, Os guarda-redes voltaram a ser decisivos (o Diogo venceu mesmo o prémio MVP do jogo) e a defesa conseguiu recuperar bastantes bolas e dificultar o ataque. Mas não deixámos de sofrer 33 golos. Estivemos a maior parte do jogo atrás do resultado, mas mesmo assim conseguimos no final estar a vencer por dois golos, e não conseguimos segurar essa vantagem nos últimos dois minutos de jogo.

Para o objetivo principal – apuramento para o torneio pré-olímpico – o empate coloca-nos na situação de depender do resultado do jogo Eslovénia x Dinamarca, pois em caso de vitória da Eslovénia, esta irá ao jogo do 5º/6ª lugar e fica automaticamente apurada. E aí teremos de esperar pelos resultados do outro grupo, pois um eventual 7º lugar ainda nos pode garantir o acesso ao torneio pré-olímpico. São muitos “ses”. Não estou muito confiante, pois a Dinamarca já fez saber que vai deixar os seus principais jogadores descansarem para o jogo decisivo da meia-final, pelo que a Eslovénia tem o trabalho facilitado. Espero estar enganado.

Terminada a nossa participação neste Europeu, já temos a certeza que ficaremos entre as 8 melhores Seleções da Europa. Acrescentando que em 7 jogos, apenas perdemos contra a atual Campeã do Mundo e contra a atual Campeã da Europa. Registo muito digno para uma seleção tão jovem!

 

 

 

* Pedro Sequeira, diretor da SportMagazine, Professor Coordenador na Escola Superior de Ciências do Desporto de Rio Maior – Instituto Politécnico de Santarém, Presidente da Confederação de Treinadores de Portugal, Vice-presidente da Federação Portuguesa de Andebol e Presidente da Comissão de Métodos – Federação Europeia de Andebol, acompanhará através de crónicas exclusivas para a SportMagazine o Europeu de Andebol 2024.

Fique atento à próxima crónica na SportMagazine!

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Pedro Sequeira

(Para) um verdadeiro reconhecimento da importância do treinador A Lei nº. 106/2019 de 6 de setembro (conhecida como a “Lei dos Treinadores”), no seu...

Andebol

A seleção portuguesa de andebol, que vai disputar a qualificação para o torneio olímpico de Paris-2024 em Tatabánya, na Hungria, que acolherá o torneio...

Andebol

O ABC recebe o Benfica e o Águas Santas visita o FC Porto nos oitavos-de-final da Taça de Portugal em andebol, ditou o sorteio...

Andebol

A seleção portuguesa de andebol vai disputar a qualificação para o torneio olímpico de Paris-2024 em Tatabánya, que “acolherá o torneio de acesso aos...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.