A Seleção Nacional masculina sub-18 conheceu esta terça-feira a primeira derrota no Campeonato da Europa da categoria, que decorre em Montenegro. Após vencer os três jogos na Fase de Grupos, a equipa comandada por Nuno Santos acabou por ser superada com a Hungria (24-23) no primeiro jogo do Main Round. Agora, para avançar às meias-finais da competição, Portugal precisará vencer a Alemanha, esta quarta-feira, às 19h00.
Antes, Portugal já havia vencido Montenegro (31-24), Itália (18-38) e Croácia (24-25). O jogo com a Hungria foi decidido a poucos segundos do fim. O húngaro Kirstóf Csörgo foi o melhor marcador do jogo com uns expressivos 12 golos. Em declaração aos canais oficial da Federação de Andebol de Portugal (FAP), Nuno Santos admitiu a superioridade da Hungria no jogo, mas destacou que a equipa está tranquila para a decisão com os alemães.
“Claro que não é bom perder, mas estamos tranquilos porque sabemos que o jogo de amanhã [esta quarta-feira] é que é decisivo. Hoje não conseguimos jogar bem, foi um jogo um pouco confuso em termos ofensivos, mas também procurámos gerir um pouco a equipa. A Hungria ganhou bem, foi a melhor equipa, nós podíamos, efetivamente, se tivéssemos um pouquinho mais calma, ganhar o jogo. Optámos por correr o risco de fazer uma rotação maior, sabíamos que íamos estar intermitentes nas diversas fases do jogo, e mesmo assim podíamos ter ganho contra uma boa equipa que joga muito bem”, disse.
Com a vitória, a Hungria já garantiu o passaporte para a meia-final da competição. Para seguir caminho igual, Portugal precisará vencer a Alemanha. Nuno Santos observou uma espera um adversário forte e a defender no 6:0.
“Vamos dar tudo por tudo para conseguir vencer, estamos na luta e acreditamos. Vamos encontrar uma equipa que pratica um andebol muito agressivo, seguramente vão defender 6:0, são atletas muito robustos, não sendo muito altos e vai ser um jogo de choque. Vamos ter que estar preparados para travar o remate exterior, é uma equipa bastante interessante que não começou bem este Europeu, mas tem vindo a crescer até aqui.”
Todos os jogos podem ser acompanhados em direto em EHFTV.com.