Prova das mais importantes da temporada nacional, os Campeonatos Nacionais de Juvenis e Absolutos – Open de Portugal arrancam esta quarta-feira e decorrem até o sábado, no Estádio Nacional. Trata-se da última competição do calendário nacional de provas da Federação Portuguesa de Natação.
As provas também servem como um último teste para os dez selecionados que representarão o país nos campeonatos da Europa de Roma, que decorrem entre os dias 11 e 17 de agosto.
Dos dez portugueses com presença no Europeu, não vão estar no Jamor os dois nadadores do Louzan Natação, Gabriel Lopes e Camila Rebelo. Diogo Ribeiro, do Benfica SL, por sua vez, não irá nadar nenhuma das quatro provas que nadará em Roma; Ana Catarina Monteiro (nadadora do Fluvial Vilacondense) não alinha na sua especialidade, os 200 mariposa, e João Costa, selecionado para nadar as três provas de costas em Roma, no Jamor só nadará os 50 metros à qual junta os 50 mariposa.
Diana Durães e Tamila Holub vão encontrar-se nos 800 metros livres. Ana Pinho Rodrigues nadará nas provas de livres e nos 50 metros bruços. Rafaela Azevedo (Algés), que vem de dois bronzes no Open da Espanha, alinha nos 50 e 100 costas. Francisco Santos, do Sporting, vai na tripla de costas.
Ainda estarão presentes nomes como Miguel Nascimento (prata e recorde nacional nos 50 metros livres nos Jogos do Mediterrâneo e Alexis Santos (detentor das 5 melhores marcas nacionais de sempre nos 50m costas). Do lado feminino, destacam-se também Mariana Cunha, Francisca Martins e Carolina Fernandes.