A segunda e a terceira etapas em linha da Volta a Portugal Feminina Cofidis disputaram-se neste sábado e domingo, entre Monte Redondo – Ourém e entre Aveiro – Anadia. A sueca Nathalie Eklund (Massi Tactic) foi novamente a vencedora e garantiu a vitória final na Volta. A portuguesa Vera Vilaça (Velo Performance/JS Campinense) esteve novamente no leque das melhores, conquistando o quarto lugar na segunda etapa, terminando a competição no pódio.
A corrida de sábado teve início em Leiria, mais precisamente em Monte Redondo. Seria o início de 78,1 quilómetros. Na subida de segunda categoria, as atletas da Massi Tactic ficaram na frente e formou-se um grupo com apenas sete corredoras, entre as quais Vera Vilaça.
A sueca Nathalie Eklund – que mantém a Camisola Amarela Jogos Santa Casa – conquistou a vitória com um tempo de 2h03min13. Com o mesmo tempo chegaram Mireia Benito, da mesma equipa da vencedora, Haether Mayer (Team LDN/Brother UK) e Vera Vilaça.
“Foi uma etapa muito dura logo desde o início, devido ao vento lateral e ao ritmo forte. Quando chegámos à montanha o ritmo ficou ainda mais forte. Consegui responder aos ataques. Na segunda meta volante ainda fiz um ataque e consegui ficar num grupo restrito, mas a camisola amarela apanhou-nos. Hoje demonstrei que continuo na discussão da corrida com as melhores”, afirmou Vera Vilaça.
No domingo, Nathalie Eklund acabou então por confirmar a vitória final na Volta a Portugal, ao vencer a última etapa da competição, entre Aveiro e Anadia, num tempo de 2h42min02. A melhor portuguesa em prova, Vera Vilaça, conquistou um terceiro lugar, a 32 segundos da primeira classificada.