O karateca Tiago Duarte será o único representante de Portugal entre 240 atletas presentes na Karaté 1 Premier League Rabat, que decorre a partir desta sexta-feira, no Marrocos. O atleta do Sporting persegue a primeira medalha em grandes competições internacionais, situação que tem cada vez mais se aproximado com as recentes boas prestações.
Na Premier League Matosinhos, no mês passado, o português de 19 anos chegou à decisão da medalha de bronze, mas acabou superado pelo norte-americano Thomas Scott. Além da boa participação em Matosinhos, o karateca que compete na categoria Kumite -75kg também alcançou um honroso 5.º lugar na Karate1 Series A – Pamplona 2022, no fim de janeiro passado.
“Felizmente, desde Matosinhos, já tive tempo de recuperar as energias para continuar a dar o meu melhor. Consegui fazer também uma boa preparação em que participaram alguns dos melhores atletas nacionais e quanto a isso só lhes tenho a agradecer a eles”, afirmou Tiago Duarte, em entrevista à SportMagazine.
Tiago Duarte mantém a estratégia de só prometer aquilo que está ao seu alcance. Na nova prova do Circuito Mundial de Karaté da World Karate Federation, o karateca treinado por Hugo Pedro segue a filosofia de manter o foco em fazer uma boa competição, sendo a medalha uma consequência natural.
“Não coloco a medalha como um objetivo. Não vou esconder que é algo pelo qual anseio há algum tempo, mas, com paciência, ela acabará por chegar. O principal objetivo para Rabat será, como o de sempre, dar o meu melhor e sentir que fiz aquilo que estava ao meu alcance”, destacou.
Tiago Duarte atualmente é ocupa o 19.º posto do ranking mundial na categoria Kumite -75kg. Ganhou 14 posições (antes era o número 33), desde a boa participação em Matosinhos. A manter uma intensa rotina de seis a sete treinos por semana, espera, com simplicidade, manter-se a crescer na carreira.
“Em termos de prestações, o ano tem corrido muito bem. Tenho me sentido bem a combater e isso é sempre o mais importante. Mas isso é algo que já aconteceu. Agora é focar-me naquilo que consigo fazer e é esperar que continue assim”, pontuou.