23 de Maio 2024 12:21
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Karaté

Tiago Duarte representa Portugal na Premier League Rabat: “É algo pelo qual anseio…”Exclusivo 

Tiago Duarte , karateca português. Foto: Federação Espanhola de Karaté

O karateca Tiago Duarte será o único representante de Portugal entre 240 atletas presentes na Karaté 1 Premier League Rabat, que decorre a partir desta sexta-feira, no Marrocos. O atleta do Sporting persegue a primeira medalha em grandes competições internacionais, situação que tem cada vez mais se aproximado com as recentes boas prestações.

Na Premier League Matosinhos, no mês passado, o português de 19 anos chegou à decisão da medalha de bronze, mas acabou superado pelo norte-americano Thomas Scott. Além da boa participação em Matosinhos, o karateca que compete na categoria Kumite -75kg também alcançou um honroso 5.º lugar na Karate1 Series A – Pamplona 2022, no fim de janeiro passado.

“Felizmente, desde Matosinhos, já tive tempo de recuperar as energias para continuar a dar o meu melhor. Consegui fazer também uma boa preparação em que participaram alguns dos melhores atletas nacionais e quanto a isso só lhes tenho a agradecer a eles”, afirmou Tiago Duarte, em entrevista à SportMagazine.

Tiago Duarte mantém a estratégia de só prometer aquilo que está ao seu alcance.  Na nova prova do Circuito Mundial de Karaté da World Karate Federation, o karateca treinado por Hugo Pedro segue a filosofia de manter o foco em fazer uma boa competição, sendo a medalha uma consequência natural.

“Não coloco a medalha como um objetivo. Não vou esconder que é algo pelo qual anseio há algum tempo, mas, com paciência, ela acabará por chegar. O principal objetivo para Rabat será, como o de sempre, dar o meu melhor e sentir que fiz aquilo que estava ao meu alcance”, destacou.

Tiago Duarte atualmente é ocupa o 19.º posto do ranking mundial na categoria Kumite -75kg. Ganhou 14 posições (antes era o número 33), desde a boa participação em Matosinhos. A manter uma intensa rotina de seis a sete treinos por semana, espera, com simplicidade, manter-se a crescer na carreira.

“Em termos de prestações, o ano tem corrido muito bem. Tenho me sentido bem a combater e isso é sempre o mais importante. Mas isso é algo que já aconteceu. Agora é focar-me naquilo que consigo fazer e é esperar que continue assim”, pontuou.

Foto: Federação Nacional de Karaté

 

 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Karaté

Leonor Gonçalves, karateca do SC Braga, conquistou a medalha de prata no Karaté 1 Youth League WKF, que se realizou no México. De realçar...

Karaté

Ana Cruz, karateca de 28 anos, já garantiu, no mínimo, uma medalha de bronze em Cracóvia, na prova de kata. A portuguesa começou a...

Karaté

Portugal vai ser representado nos Jogos Europeus de 2023 por dois atletas estreantes nesta mesma competição. Ana Cruz e Tiago Duarte são esses mesmos...

Karaté

No passado dia 7 de março, terça-feira, a Câmara do Porto atribuiu um patrocínio municipal a 29 atletas da cidade invicta. Este apoio destina-se...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.