O ciclista português André Soares conquistou este domingo a segunda medalha pessoal para Portugal nos Jogos Surdolímpicos, que decorrem em Caxias do Sul, no Brasil. O paralímpico de 23 anos totalizou 63 pontos e assegurou o seu primeiro ouro na competição. Com 44 pontos, ficou com a prata o francês Steeve Touboul.
Recorde-se que André Soares já havia conquistado a medalha de bronze no contrarrelógio. João Marques foi o outro português em prova e terminou e terminou em 13.º com dois pontos.
“Foi uma corrida muito difícil com uma boa tática da nossa parte, ataquei logo nas primeiras voltas e fiz metade do percurso isolado na frente a controlar. Estou muito satisfeito com esta minha primeira participação nos Jogos, o ouro é super! Nunca esperei este resultado, mas temos sempre que acreditar mas fico muito contente por ter conseguido”, afirmou André Soares, em declaração ao Comité Paralímpico de Portugal.
Com a segunda medalha de André Soares, Portugal agora soma em sete dias de competição três medalhas. Além das conquistadas no ciclismo, Joana Santos alcançou o ouro em -57kg de judo. A estes três pódios somam-se como resultados de destaque os nove diplomas surdolímpicos.