Tomou posse esta terça-feira como a nova presidente da Comissão de Atletas Olímpicos (CAO), a ex-nadadora Diana Gomes. Em cerimónia realizada na sede do Comité Olímpico de Portugal, todos os nove novos integrantes eleitos no mês passado assumiram os cargos válidos até 2025.
“É nossa missão aproximar-nos da realidade de cada atleta”, afirmou Diana Gomes durante a posse. “Aqui, os atletas olímpicos têm um lugar onde se podem sentir em casa”, acrescentou a presidente.
Além de Diana Gomes, a Comissão Diretiva da CAO conta com o nadador Alexis Santos como vice-presidente, enquanto o velejador José Costa é o secretário-geral. Além deles, compõem a comissão também Emanuel Silva (Canoagem), José Costa (Vela), João Silva (Triatlo), Marta Pen (Atletismo), David Rosa (Ciclismo), Cátia Azevedo (Atletismo) e Catarina Costa (Judo).
“Um dos maiores desafios será pôr em movimento alguns projetos que são mais sensíveis e delicados”, apontou Diana Gomes em entrevista recente à SportMagazine. “A prioridade serão sempre os atletas, sempre em primeiro lugar. Vamos defender sempre os seus interesses e fazer com que eles se sintam acompanhados durante os seus projetos”, acrescentou.
A nova presidente da CAO, que sucede ao velejador João Rodrigues, esteve presente nos Jogos de Atenas (2004) com apenas 14 anos, além de estar também em Pequim 2008. Atualmente, além de desportista, ela, que é formada em Arquitetura, é também empresária. Aos 32 anos, Diana Gomes encerrou a carreira como atleta em 2014.