Dos principais destaques no Open da Dinamarca, que decorreu entre os dias 15 e 20 de abril, Diogo Ribeiro e Miguel Nascimento encerraram a participação na competição em Copenhaga com mais êxitos. O primeiro bateu o seu recorde nacional absoluto dos 50 mariposa ao vencer esta terça-feira a final A do Open da Dinamarca com 23,28 segundos. Miguel Nascimento veio em seguida, com 23,49, recorde sénior, registo que também superou o anterior recorde de Portugal, que estava na posse de… Diogo Ribeiro, com 23,54, alcançado no último dia 3 de abril, nos Nacionais em Coimbra.
“Fiquei muito contente com o tempo dos 50 mariposa e com a forma como decorreu a prova. Penso que fiz uma boa competição. Gostei bastante de melhorar o tempo. Apesar de uma cãibra aos 30 metros e de a chegada não ter sido a melhor, penso que há muito para evoluir ainda”, afirmou Diogo Ribeiro, em declaração aos canais oficial da Federação Portuguesa de Natação.
A dupla de atletas benfiquistas também alcançou outras marcas relevantes. Diogo, aos 18 anos e ainda júnior do Benfica, terminou a prova dos 100m mariposa com 52,31 segundos – deixando para trás a antiga melhor marca de Portugal desde 2009 (52,42), que pertencia a Diogo Carvalho. O segundo classificado foi Miguel Nascimento, também com recorde pessoal (52,96).
“Foi uma competição muito positiva. Saio da Dinamarca com dois recordes pessoais e um recorde de sénior o que me deixa bastante feliz e motivado para o continuar da época. Fico feliz também pelo meu companheiro de equipa ter obtido recordes pessoais. Estamos no bom caminho. E agora é mãos à obra porque a época ainda não acabou”, afirmou Miguel Nascimento.
Diogo Ribeiro também venceu os 100 livres, com o tempo de 49,16 segundos – à frente do com o seu colega do Benfica Miguel Nascimento, a garantir o segundo lugar com 49,55. Os dois nadadores portugueses integram o centro de treino do Jamor e são treinados pelo brasileiro Alberto Silva. “Orgulho dessas três semanas, obrigado equipa. Vamos seguir em frente”, escreveu Diogo Ribeiro nas redes sociais – referindo à grande fase que engloba o brilho também nos Campeonatos Nacionais.
“Sobre a competição Dinamarca e a época em geral, está a ser uma época em grande. Sinto-me bem. Depois de duas competições em Portugal com recordes nacionais absolutos e muito bom chegar aqui e fazer o meu melhor. Sinto que estamos no bom caminho para acabar a época ainda melhor”, destacou Diogo Ribeiro.
“Estou bastante feliz ainda por cima a acabar com a chave de ouro. Penso que posso conciliar a mariposa com o crowl. O que me dá vantagem para ambos os estilos. As três competições seguidas – campeonatos nacionais em Coimbra, 1.ª divisão no Jamor e Open da Dinamarca – foi uma experiência nova. Como tenho vindo a observar tenho melhorado em todas as competições. Penso que era isso que me faltava e também para me conhecer melhor em termos competitivos. Só tenho a retirar coisas boas e dar máximo de informação ao meu treinador e à minha equipa para percebermos realmente como temos de estar nas próximas competições”, detalhou Miguel Nascimento.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Federação Portuguesa Natação (@fpnatacao)