28 de Abril 2025 03:38
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Natação

Diogo Ribeiro e o recorde nacional nos 100m livres: “Sonhar com os Jogos Olímpicos…”

Diogo Ribeiro bateu o recorde mundial de juniores. Foto: Federação Portuguesa de Natação

A nova geração da natação portuguesa deu uma demonstração de força esta quinta-feira na figura de Diogo Ribeiro. O nadador de 18 anos bateu duas vezes no mesmo dia o recorde nacional juniores e absoluto dos 100 metros livres masculinos, sendo a segunda e melhor marca com 48,72 segundos (a primeira, nas eliminatórias, foi de 48,96 segundos). O tempo foi alcançado durante o primeiro dia do Campeonato Nacional de Juvenis, Juniores e Absoluto 2022, a decorrer no Centro Olímpico de Piscinas Municipais de Coimbra.

A marca alcançada pelo atleta benfiquista é mínimo para o Europeu e o Mundial de juniores. Diogo venceu na prova o também benfiquista Miguel Nascimento (49,07 segundos), segundo classificado, e Bruno Ramos, do Belenenses, terceiro com o tempo de 50,83 segundos.

“Este resultado estava nos meus objetivos para esta prova. Foi um dia muito especial pelos resultados obtidos, mas acaba por ser um sonho, ainda por cima aqui, nesta piscina, onde treinei, desde os 10 anos, até ir para o Benfica para treinar com a equipa técnica da Federação, liderada por Alberto Silva, a que dedico também este resultado. Agora, há que continuar a trabalhar com humildade e sonhar com os Jogos Olímpicos que ainda não deixa de ser um sonho”, afirmou Diogo Ribeiro em declaração aos canais oficiais da Federação Portuguesa de Natação.

Mais destaques

Atleta do Sporting de Braga, Tamila Holub venceu os 1.500 metros livres femininos com 16.28,19 minutos e conseguiu marca de mínimos para o Europeu de Roma e Mundial de Budapeste. Diana Durães (Benfica), recordista nacional (16.15,12), foi segunda (16.34,61) e Angélica André (FC Porto) terceira (16.48,19).

Sem surpresas, a recordista nacional Ana Catarina Monteiro, do Vilacondense, venceu os 200m mariposa com mínimos para o Europeu de Roma (2.10,84 minutos).

Kevins Apseniece (FC Porto) ao obter a marca de mínimos nos 200m mariposa para o Campeonato da Europa de juniores ao terminar em 2.03,33 minutos nas eliminatórias e depois na final a vencer com 2.02,33.

Na natação adaptada, Diogo Cancela (Louzan Natação/EFAPEL) bateu o recorde da Europa (S8) dos 200m mariposa (2.22,35 minutos). O nadador português tinha como recorde nacional 2.30,02 desde 9 de julho de 2021 também em Coimbra. O anterior recorde da Europa pertencia ao dinamarquês Niels Mortensen (02.22.91) a19 de março de 2016 em Aarhus Denmark.

As competições em Coimbra, a reunir a elite da natação portuguesa, continuam até o domingo.

 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Natação

O ano de 2024, no que diz respeito à natação, fica marcada, indubitavelmente, pelas medalhas de ouro nos 50 metros e 100 metros, em...

Natação

O treinador brasileiro Alberto Silva vai deixar no final do ano a direção técnica da Federação Portuguesa de Natação (FPN), informou aquele organismo, indicando...

Natação

Aldo Matos da Costa, presidente da Associação Portuguesa de Técnicos de Natação (APTN), apresentou, recentemente, a sua candidatura às eleições que se realizam no...

Natação

A nadadora portuguesa Mariana Cunha bateu, no último fim de semana, o recorde nacional dos 100 metros estilos, que já lhe pertencia, ao nadar...

©2025 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.