18 de Maio 2022 18:05
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine

Natação

Diogo Ribeiro e o recorde nacional nos 100m livres: “Sonhar com os Jogos Olímpicos…”

Diogo Ribeiro batue o recorde nacional. Foto: Federação Portuguesa de Natação

A nova geração da natação portuguesa deu uma demonstração de força esta quinta-feira na figura de Diogo Ribeiro. O nadador de 18 anos bateu duas vezes no mesmo dia o recorde nacional juniores e absoluto dos 100 metros livres masculinos, sendo a segunda e melhor marca com 48,72 segundos (a primeira, nas eliminatórias, foi de 48,96 segundos). O tempo foi alcançado durante o primeiro dia do Campeonato Nacional de Juvenis, Juniores e Absoluto 2022, a decorrer no Centro Olímpico de Piscinas Municipais de Coimbra.

A marca alcançada pelo atleta benfiquista é mínimo para o Europeu e o Mundial de juniores. Diogo venceu na prova o também benfiquista Miguel Nascimento (49,07 segundos), segundo classificado, e Bruno Ramos, do Belenenses, terceiro com o tempo de 50,83 segundos.

“Este resultado estava nos meus objetivos para esta prova. Foi um dia muito especial pelos resultados obtidos, mas acaba por ser um sonho, ainda por cima aqui, nesta piscina, onde treinei, desde os 10 anos, até ir para o Benfica para treinar com a equipa técnica da Federação, liderada por Alberto Silva, a que dedico também este resultado. Agora, há que continuar a trabalhar com humildade e sonhar com os Jogos Olímpicos que ainda não deixa de ser um sonho”, afirmou Diogo Ribeiro em declaração aos canais oficiais da Federação Portuguesa de Natação.

Mais destaques

Atleta do Sporting de Braga, Tamila Holub venceu os 1.500 metros livres femininos com 16.28,19 minutos e conseguiu marca de mínimos para o Europeu de Roma e Mundial de Budapeste. Diana Durães (Benfica), recordista nacional (16.15,12), foi segunda (16.34,61) e Angélica André (FC Porto) terceira (16.48,19).

Sem surpresas, a recordista nacional Ana Catarina Monteiro, do Vilacondense, venceu os 200m mariposa com mínimos para o Europeu de Roma (2.10,84 minutos).

Kevins Apseniece (FC Porto) ao obter a marca de mínimos nos 200m mariposa para o Campeonato da Europa de juniores ao terminar em 2.03,33 minutos nas eliminatórias e depois na final a vencer com 2.02,33.

Na natação adaptada, Diogo Cancela (Louzan Natação/EFAPEL) bateu o recorde da Europa (S8) dos 200m mariposa (2.22,35 minutos). O nadador português tinha como recorde nacional 2.30,02 desde 9 de julho de 2021 também em Coimbra. O anterior recorde da Europa pertencia ao dinamarquês Niels Mortensen (02.22.91) a19 de março de 2016 em Aarhus Denmark.

As competições em Coimbra, a reunir a elite da natação portuguesa, continuam até o domingo.

 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos que poderás gostar

Outras Modalidades

Os Jogos Internacionais do Special Olympics Malta terminaram esta quarta-feira. A prova, que contou com mil participantes de 23 países diferentes, deu inicio na...

Natação

O presidente da Federação Portuguesa de Natação (FPN), António José Silva, falou com a SportMagazine, esta quinta-feira, após a apresentação do seu livro, “O...

Cursos e Congressos

Aproximadamente 130 representantes de federações europeias, assim com observadores internacionais, são esperados no sábado para participar do Congresso Extraordinário LEN 2022, que decorre em...

Adaptado

O ciclista português André Soares conquistou este domingo a segunda medalha pessoal para Portugal nos Jogos Surdolímpicos, que decorrem em Caxias do Sul, no...

@2021 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.