O português Pedro Pichardo conquistou esta sexta-feira a medalha de prata no triplo salto, os Campeonatos Mundiais em Pista Coberta, em Belgrado. O atleta do Benfica conseguiu alcançar a marca de 17,46 metros (novo recorde nacional em competições indoor – o anterior, 17,40 m, pertencia a Nelson Évora, com o terceiro lugar no Mundial de 2018).
O campeão olímpico ficou atrás apenas do cubano Lázaro Martínez, que se sagrou campeão do mundo, com 17,64 – a melhor marca do ano. Fechou o pódio o norte-americano Donald Scott, com 17,21. A medalha conquistada por Pichardo foi a de número 14 para Portugal em Mundiais indoor.
“Não fiquei surpreendido com o Lázaro [Martinez], pois já competi com ele e conheço todo o seu potencial. Até estava à espera de mais adversários”, afirmou Pedro Pichardo, em declaração aos canais oficias da Federação Portuguesa de Atletismo. “A pré-temporada ainda não acabou. Não tencionava fazer época de inverno, devido a uma pequena lesão, mas ainda a fiz como preparação. Vou agora ver com o meu treinador o que temos pela frente, pois estou muito focado no verão com Mundiais e Europeus”, acrescentou.
Outro português Tiago Pereira foi o 9º melhor do mundo do triplo salto na atualidade. Por escassos dois centímetros, ele não conseguiu o lugar que lhe daria acesso aos três saltos finais.
Às 17h50, acontece a final do lançamento do peso feminino, que terá a presença da campeã europeia e líder mundial do ano, Auriol Dongmo (será a oitava a lançar), e a estreante Jessica Inchude (11ª a lançar).