A comitiva que irá representar Portugal nos Mundiais de atletismo em pista coberta já está em Belgrado, na Sérvia, para os Campeonatos do Mundo de Atletismo em Pista Coberta, que se realizam a partir da sexta-feira até o domingo. Trata-se da segunda maior seleção nacional de sempre nesta competição, composta por 12 integrantes.
“Temos uma equipa numerosa e forte, que nos últimos Campeonatos da Europa em Pista Coberta teve uma prestação brilhante. Claro que agora é um mundial, pelo que o nível de exigência é maior, mas também já mostramos o nosso nível nos últimos Jogos Olímpicos”, avaliou o responsável técnico desta comitiva, Paulo Reis, em declarações aos canais oficiais da Federação Portuguesa de Atletismo.
Entre as principais esperanças de pódio de Portugal estão Pedro Pichardo e Patrícia Mamona, campeão e vice-campeã olímpicos no triplo-salto, respetivamente, além de Auriol Dongmo, que chega a estes campeonatos como líder do ranking mundial no lançamento do peso.
Sobre os objetivos, Paulo Reis afirmou que estes são “ganhar medalhas, conquistar lugares de finalistas e semifinalistas e também a superação pessoal”. “Termos 12 atletas a cumprir os requisitos para estar nesta competição é muito positivo. Atualmente ter atletas a participar em europeus e mundiais de seniores é muito difícil, e o processo envolve marcas e qualificação por ranking. Estes são, por isso, atletas com um nível muito elevado”, concluiu Paulo Reis.
Portugal estará representado em Belgrado por seis mulheres: Lorene Bazolo, Rosalina Santos (60 metros), Cátia Azevedo (400 metros), Patrícia Mamona (triplo-salto), Auriol Dongmo e Jéssica Inchude (peso); e seis homens: Carlos Nascimento (60 metros), Isaac Nader (1500 metros), Abdel Larrinaga (60 metros barreiras), Pedro Pichardo e Tiago Pereira (triplo-salto) e Francisco Belo (lançamento do peso).