José Manuel Constantino foi esta quinta-feira reeleito para um terceiro mandato na presidência do Comité Olímpico de Portugal (COP). O mandatário de 71 anos recebeu 153 votos (universo total de 182). Ele não teve oposição no ato eleitoral.
“O resultado constitui uma surpresa agradável, atendendo a que, tratando-se de uma lista única, não era expectável uma tão grande participação. A votação de 100 por cento na lista concorrente expressa um claro sentido de apoio e, simultaneamente, uma enorme responsabilidade. Espero, eu e aqueles que me acompanham, estar à altura dessa responsabilidade”, afirmou José Manuel Constantino através de nota oficial do COP.
Os Órgãos Sociais do COP agora eleitos estarão em funções até ao primeiro trimestre de 2025. A posse para o novo mandato vai ocorrer a 16 de março, às 17h00, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa.
Da Assembleia Plenária do COP, composta por 83 membros, votaram 63: 31 membros ordinários de um total de 34 (30 federações olímpicas com 4 votos cada + Comissão de Atletas Olímpicos com 1 voto) e 32 membros extraordinários de um total de 49 (1 voto cada).
De acordo com a Comissão Eleitoral, não houve votos brancos, nem nulos. Votou 84% do universo eleitoral, tendo a lista candidata obtido 100 por cento dos votos expressos em urna.
OS NOVOS ÓRGÃOS SOCIAIS DO COP
COMISSÃO EXECUTIVA
Presidente
José Manuel Constantino
Vice-Presidentes
Artur Lopes
João Paulo Vilas-Boas
Maria do Sameiro Araújo
Ulisses Pereira
Vicente Henrique Araújo
Secretário-Geral
José Manuel Araújo
Tesoureiro
Joaquim José Oliveira Lopes
Vogais
Beatriz Gomes
Carla Ribeiro
João Rodrigues
Pedro Miguel Dias
Pedro Farromba
Rui Vieira
Teresa Gaspar
CONSELHO FISCAL
Presidente
Leandro Silva
Vice-Presidente
António Pedro Vieira Nunes
Secretária
Fernanda Piçarra
CONSELHO DE ÉTICA
Presidente
Eduardo Marçal Grilo
Vice-Presidente
Luísa Filipe Freitas
Vogais
Lara Pestana Vieira
Pedro Fragoso Mendes