Em plena evolução física e técnica, a atleta portuguesa Jéssica Inchude recebeu uma notícia que não mais esperava: ela está incluída na Seleção Nacional que representará Portugal nos Campeonatos Mundiais em Pista Coberta, em Belgrado, entre 18 e 20 de março.
A informação foi confirmada esta quinta-feira pela Federação portuguesa de Atletismo (FPA), que já havia esta semana divulgado a lista com os 11 atletas portugueses na competição. Faltava ainda um 12.º nome ser incluído.
“A atleta do Sporting Clube de Portugal, que recentemente lançou o peso a 18,10 metros, foi convidada a participar devido à sua posição nos World Rankings e a Federação Portuguesa de Atletismo incluiu a atleta na sua representação que passa de 11 para 12 atletas”, informou a FPA em comunicado.
“Primeiramente, não estava à espera que isso fosse acontecer. Fiquei a um bocadinho dos mínimos, mas consegui chegar aos Mundiais. Minha expetativa é ir à final e tentar bater o meu recorde pessoal. Se eu bater o meu recorde pessoal, tenho a certeza que vou à final e lá estando quero estar bem classificada”, afirmou em entrevista à SportMagazine.
A atleta número 35 no ranking mundial (suficiente para garantir o apuramento na repescagem), alcançou no último domingo a marca dos 18,10 metros (recorde pessoal em pista coberta), nas provas de preparação disputadas no Jamor, em Oeiras. De acordo com Luís Herédio, treinador da atleta, um resultado que pode ser ainda melhorado em Belgrado.
“Temos a ideia que ela poderá ser finalista na competição. Para isso, vai ter que lançar acima dos 18,10m que ela fez aqui no Jamor. Temos esperança que 18,20, 18,30m ela consegue fazer”, afirmou Herédio.
“Neste momento, ir às medalhas é muito difícil. Meu objetivo é tentar ir à final. Não é querer ser pessimista, mas espero isso [chegar ao pódio] daqui a alguns anos”, acrescentou Inchude.
Jessica Inchude é natural da Guiné-Bissau, e adquiriu a nacionalidade portuguesa em 2016, tendo conquistado diversos títulos nacionais no lançamento do peso ao ar livre e em pista coberta. Chegou também a ser recordista nacional, até a sua marca ser batida por Auriol Dongmo. Aos 25 anos, perto de completa 26 no próximo dia 25 deste mês, ela garante viver sua melhor forma física e estar pronta para se superar.
“Sinto-me melhor do que nunca. Nunca estive assim fisicamente. Tive Covid-19 há um mês e meio e alguma dificuldade de voltar à forma física, mas com a ajuda do meu treinador voltei à forma física ideal e isso que levou-me aos Campeonatos do Mundo mesmo com esses percalços”, observou.
Com a inclusão de Jéssica Inchude, Portugal estará representado em Belgrado por seis mulheres: Lorene Bazolo, Rosalina Santos (60 metros), Cátia Azevedo (400 metros), Patrícia Mamona (triplo-salto), Auriol Dongmo e Jéssica Inchude (peso); e seis homens: Carlos Nascimento (60 metros), Isaac Nader (1500 metros), Abdel Larrinaga (60 metros barreiras), Pedro Pichardo e Tiago Pereira (triplo-salto) e Francisco Belo (lançamento do peso).