As consequências da guerra contra a Ucrânia protagonizada por russos e bielorrussos segue com consequências para os dois países também no campo desportivo. Após o Comité Olímpico Internacional, a FIFA e a UEFA anunciarem medidas contra a participação de ambos nas principais competições internacionais, esta quarta-feira mais medidas foram tomadas.
Desta vez, o Comité Executivo dos Comités Olímpicos Europeus (COE) anunciou que atletas e oficiais da Rússia e da Bielorrússia não participarão no próximo Festival Olímpico da Juventude Europeia (FOJE) de inverno 2022, marcado para Vuokatti, na Finlândia, entre 20 e 25 de março.
“Esta decisão foi tomada em solidariedade com a Ucrânia e segue as recomendações feitas pelo Comité Olímpico Internacional às Federações Desportivas Internacionais e aos organizadores de eventos desportivos para não convidarem ou permitirem ‘a participação de atletas e oficiais russos e bielorrussos em competições internacionais'”, explica o comunicado emitido pelo Comité Olímpico de Portugal.
Os COE dizem ter avançado para esta solução a fim de “salvaguardar o bem-estar dos jovens atletas, bem como proteger a integridade do evento.”
Jogos Mundiais
A Associação Internacional dos Jogos Mundiais (IWGA) e o Conselho Executivo do Comité Organizador dos Jogos Mundiais Birmingham 2022 também decidiram proibir a participação de atletas e oficiais russos e bielorrussos na competição que decorre de 7 a 17 de julho.