João Coelho é o novo dono do recorde nacional dos 200 metros que pertencia desde 2009 a Arnaldo Abrantes. O atleta do Sporting alcançou este domingo a marca de 21,01s, menos um centésimo do que o anterior, e foi o grande vitorioso da prova nos Campeonatos de Portugal de Pista Coberta, disputado durante este fim de semana em Pombal.
Fecharam o pódio Delvis Santos (Jardim da Serra) e Diogo Antunes (Benfica) com os tempos respetivos de 21,3 s e 21,66s. Para João Coelho foi a segunda conquista na competição, visto que no sábado ele havia vencido também nos 400 metros, tornando esta sua participação nesta competição memorável.
“Estou muito contente. O objetivo era aproveitar esta oportunidade competitiva, porque ainda tenho poucas provas nesta época, por isso, não estava à espera de bater o recorde, mas estou muito feliz e agora é continuar a trabalhar para tentar ainda a marca de qualificação nos 400 metros para os Campeonatos do Mundo de Pista Coberta, em Belgrado”, afirmou em declaração aos canais oficial da Federação Portuguesa de Atletismo.
Auriol Dongmo
O recorde nacional de lançamento do peso feminino foi batido no sábado, por duas vezes, por Auriol Dongmo. A atleta do Sporting Clube de Portugal alcançou a marca dos 19,90 metros, a melhor do mundo em 2022, e venceu a competição com facilidade. Completaram o pódio Jéssica Inchude (Sporting), com a marca de 17,73 metros, e Eliana Bandeira (Benfica), com 17,14 metros.
Apesar da vitória em alto nível, Dongmo afirmou que ainda há muito a melhorar pensando nos Campeonatos Mundiais de Atletismo, que se realizam de 18 a 20 de março, em Belgrado. “Tenho de melhorar cada vez mais se quiser lutar pelas medalhas nos campeonatos do mundo. Para ir ao pódio mundial tenho de estar a lançar 20 metros e é para isso que estou a treinar”, afirmou a quarta classificada em Tóquio 2020.
Todos os resultados do nacional podem aqui ser consultados.