Benfica (masculino) e Sporting (feminino) sagram-se, este fim de semana, campeões nacionais de clubes (atletismo ao ar livre) pela 13.ª vez consecutiva. As provas tiveram lugar no Estádio Manuela Machado (a maioria das competições teve lugar ali, onde também decorreu as cerimónias de entrega de prémios), no Jardim da Marinha e ainda no Jardim Público.
Nos masculino, a turma encarnada somou o 35.º título, tendo o conjunto lisboeta triunfado em 14 das 21 provas (150), sendo seguida pelo Sporting (menos 10) e pelos madeirenses do ACD Jardim da Serra (menos 68).
No setor feminino, os leões somaram o 53.ª sucesso, tendo somado 188 pontos, com 18 vitórias em 21 provas, seguida pela Juventude Vidigalense, com 107, e do Maia Atlético Clube, com 100.
Segunda e terceira divisões
Nas divisões inferiores, a Casa do Benfica de Faro, que passou a acumular quatro títulos, e o Atlético da Póvoa sagraram-se campeões masculino e feminino do segundo escalão, respetivamente.
O Ilha Azul, que revalidou o êxito nos homens e ostenta quatro, e a Juventude Ilha Verde, nas mulheres, venceram e acentuaram o domínio açoriano no terceiro escalão.
A 85.ª edição do Nacional de clubes de atletismo integrou 48 equipas de 31 emblemas por três divisões, num total de quase mil atletas, e decorreu ao longo deste fim de semana na Pérola do Lima, inserido na vasta programação da Viana Cidade Europeia do Desporto – 2023, numa organização da Federação Portuguesa de Atletismo, com o apoio da Associação de Atletismo de Viana do Castelo e da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
*por Pedro Silva*