Os canoístas portugueses Fernando Pimenta (K1 500 metros), Teresa Portela e Francisca Laia (K2 200), e Teresa Portela e Messias Baptista (K2 500 misto) apuraram-se, esta sexta-feira, para as respetivas finais dos Campeonatos do Mundo de velocidade, no Uzbequistão.
“Portugal alcançou três finais no primeiro dia de competição do Campeonato do Mundo de Velocidade – Distâncias não olímpicas. Na competição que decorre em Samarkand, no Uzbequistão, a Equipa nacional é composta por Fernando Pimenta, Messias Baptista, Teresa Portela e Francisca Laia, que estão acompanhados pelos técnicos nacionais Hélio Lucas e Rui Fernandes. Esta sexta-feira, Teresa Portela e Messias Baptista, em K2 Mistos 500 metros, venceram a eliminatória em que participaram e garantiram o apuramento direto para a final, que está agendada para sábado, às 10h38 (hora em Portugal Continental). Fernando Pimenta também entrou em ação esta sexta-feira, tendo vencido a eliminatória e a semifinal em que competiu e assegurado, desta forma, a presença na final A da prova de K1 Masculinos 500 metros, marcada para domingo, às 08h18 (hora em Portugal Continental). Também o K2 feminino 200 metros, formado por Teresa Portela e Francisca Laia, assegurou, no primeiro dia do Campeonato do Mundo, um lugar na luta pelas medalhas, que vai ter lugar este domingo, às 8h25 (hora em Portugal Continental). A dupla lusa venceu a primeira eliminatória», destaca, numa nota publicada no site oficial, a Federação Portuguesa de Canoagem.
No sábado, vão ainda lutar pelo apuramento para as finais dos Mundiais de velocidade Messias Baptista (K1 200 metros) e a equipa constituída por Fernando Pimenta, Messias Baptista, Teresa Portela e Francisca Laia (K4 500 metros mistos).
O canoísta limiano vai disputar também no domingo a final de K1 5000 metros, agendada para as 17h39 locais (13h49).
A prova é transmitida, em direto, na RTP.
Fotos: FPC