A surfista Teresa Bonvalot sagrou-se, no passado fim de semana, pela quinta vez, campeã nacional, na quarta de cinco etapas da Liga, que decorreu na praia do Areal de Santa Bárbara, na Ribeira Grande (Açores).
À olímpica de 24 anos, sagrou-se pela primeira vez campeã nacional aos 14 anos, em 2014, tendo celebrado novamente em 2015, 2020 e 2022 e, agora, em 2024, sucede a Francisca Veselko (apenas Patrícia Lopes tem um melhor currículo no campeonato português, já que festejou 11 vezes na Liga lusa).
“Teresa Bonvalot conquistou, este domingo, o título nacional de surf por antecipação, durante o dia final do Allianz Ribeira Grande Pro, quarta e penúltima etapa da Liga MEO Surf 2024. O quinto título da carreira de Teresa Bonvalot chegou ao início da manhã, no lado poente da praia do Areal de Santa Bárbara, depois de a surfista de 24 anos ter conseguido superar a ronda 2 da prova feminina e conseguido a consequente qualificação para as meias-finais”, destaca, em nota enviada às redações, a Federação Portuguesa de Surf (FPS).
Teresa Bonvalot assegurou ainda, também pela quinta vez, o triunfo na Triple Crown, que premeia as melhores surfistas no conjunto de três etapas: Figueira da Voz, Ericeira e Ribeira Grande.
Bonvalot, recorde-se, vai representar Portugal nos Jogos Olímpicos Paris-2024, acompanhada de Yolanda Hopkins, que também esteve presente em Tóquio2020.
“Estou muito contente. Já são alguns anos a vencer e até parece estranho pensar que já lá vai uma década desde o primeiro título. Sempre tive metas muito claras na minha cabeça. Recordo-me de começar a surfar cedo e de ganhar a primeira etapa com 13. Muita coisa mudou desde então, mas a paixão que tenho é a mesma. Sinto que estou no bom caminho, lutar cada vez mais pelos meus objetivos”, disse Teresa Bonvalot .
“A Liga MEO Surf 2024 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Somersby, Bom Petisco, Go Chill, Corona, Waikiki, Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local da Câmara Municipal da Ribeira Grande e o apoio técnico da Associação Açores Surf e Bodyboard e da Federação Portuguesa de Surf”, finaliza a nota da FPS.
Foto: FPS