A Seleção Nacional de Andebol masculina não vai mais participar da 49ª edição do Torneio Yellow Cup. A informação foi comunicada esta quarta-feira pela Federação de Andebol de Portugal (FAP), que destacou haver “alguns casos” de covid-19 no grupo liderado por Paulo Jorge Pereira.
A equipa das Quinas cancelou a viagem para Winterthur, na Suíça, onde participaria da competição entre 7 e 9 de janeiro. A decisão foi uma estratégia para “evitar contactos desnecessários e excesso de exposição antes do Campeonato da Europa”, de acordo com o comunicado. Portugal estreia-se a 14 de janeiro no Europeu, com a Islândia.
A nota da federação nacional não especifica quem ou quantos casos ocorreram no plantel, tratando apenas de destacar que há “alguns” infetados. A viagem para a Hungria, dia 11 de janeiro, onde ocorrerá o Europeu, por ora está mantida.
“A Seleção Nacional A Masculina manter-se-á em ‘bolha’ até ao final do seu período de preparação, mudando de local, de Rio Maior para Matosinhos, habitual ‘casa’ dos Heróis do Mar, onde se manterá até dia 11 de janeiro, data da partida para Budapeste, na Hungria, onde disputará o Grupo B, do Campeonato da Europa”, informou o comunicado.
“Durante todo este período de estágio, que antecede a participação no EHF Euro 2022, a Seleção A Masculina não conseguiu realizar nenhum treino com o grupo completo, vendo-se forçada a optar por, na maior parte dos casos, treino individualizado, de modo a manter a redução nos contatos de risco – o que, numa modalidade coletiva e, especialmente, antes de uma grande competição, causa grandes transtornos”, acrescentou a nota.
Men’s EHF Euro 2022
Grupo B
Portugal-Islândia – 14 de janeiro, às 19h30 (RTP2)
Portugal-Hungria – 16 de janeiro, às 17h00 (RTP2)
Países Baixos-Portugal, 18 de janeiro, às 19h30 (RTP2)
Pingback: Exclusivo: Paulo Pereira revela adaptação a treinos e desafios causados pela Covid-19 – SportMagazine