Hélio Lucas, treinador com mais títulos europeus e mundiais e medalhas na canoagem portuguesa, foi alvo de uma homenagem, este sábado, em Viseu, no Congresso de Treinadores de Língua Portuguesa, organizado pela Confederação de Treinadores de Portugal.
O treinador limiano, que trabalha, entre outros, com o super-atleta Fernando Pimenta, venceu, recentemente, o Prémio Treinador do Ano na 27ª Gala do Desporto da Confederação do Desporto de Portugal (CDP), recebeu a distinção no evento onde foi um dos preletores – esteve no painel de abertura – Painel “Jorge Braz” (com certificação TPTD e PROFS) – “Como se formam campeões” –, tendo-se mostrado “honrado” por receber a distinção entre os seus “pares”.
“Gosto de ajudar a concretizar os sonhos dos atletas”, disse Hélio Lucas, numa recente entrevista, revelando que gosta de estar “na sombra” e não ser o “centro das atenções”.
Enquanto esperava (e se preparava) para dar uma palestra foi surpreendido com a homenagem. Primeiro, as lágrimas começaram a correr pela cara, porque se emociona muito quando vê “o sucesso” dos seus meninos e meninas. Depois continuou emocionado ao ser aplaudido, de pé, durante largos minutos, por todos os presentes.
“Agora percebo porque razão o Pedro (n.d.r, referia-se a Pedro Sequeira) disse que tinha mesmo de vir a Viseu (risos). Recordo aqui a primeira homenagem que tive, em Ponte de Lima, dos meus colegas de Educação Física, após os JO de Londres. E este é um reconhecimento igualmente especial, porque ser reconhecido pelos nossos é ainda mais importante. Não gosto muito de aparecer, gosto de estar na sombra e nem tenho muito jeito para falar. Estou sem palavras. Obrigado”, disse Hélio Lucas, após receber o prémio das mãos do presidente da Confederação de Treinadores de Portugal, Pedro Sequeira, e de ser abraçado pelo Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, e por outras figuras presentes no evento.
Por: Pedro Silva
Foto: DR