Filipa Martins conseguiu, este sábado, a melhor prestação de sempre de uma portuguesa em campeonatos da Europa de ginástica artística, ao ser quinta na final de paralelas assimétricas.
Em Rimini, em Itália, a olímpica portuguesa terminou a final na quinta posição, com 13,700 pontos, numa prova ganha pela italiana Alice d’Amato, que é a nova campeã europeia de paralelas assimétricas, com 14,600 pontos, à frente da compatriota Elisa Iorio (14,366) e da britânica Geórgia-Mae Fenton (13,900).
“Com uma prova irrepreensível a olímpica executou um exercício de 13.700 pontos, isto depois de ter sido 8ª nas qualificações”, destaca, em nota publicada no site oficial, a Federação Portuguesa de Ginástica.
O Campeonato da Europa de GAF encontra-se a decorrer em Rimini, na Itália, sendo que a “delegação lusa encontra-se sob o comando de Artur Pereira (Chefe de Delegação), contando ainda com os treinadores José Ferreirinha (Treinador Nacional), Sara Nabais, Susana Teixeira e Joana Carvalho, os juizes Liliana Rodrigues e Susana Benigno e a fisioterapeuta Beatriz Almeida”, destaca a mesma nota.
Filipa Martins já assegurou a presença nos Jogos Olímpicos Paris2024, depois de se ter qualificado para a final do concurso completo dos Mundiais de 2023.
Estes serão os terceiros Jogos Olímpicos para Filipa Martins, que foi 37.ª no ‘all around’ no Rio-2016, o melhor resultado de uma portuguesa no concurso completo, e 43.ª em Tóquio2020, onde foi ainda 17.ª nas paralelas assimétricas.
Foto: FPG/COP