O selecionador português de andebol, Paulo Jorge Pereira, divulgou, na manhã de sexta-feira, os convocados para o torneio pré-olímpico, a disputar na Hungria, entre 14 e 17 de março.
“Os Heróis do Mar irão disputar uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, a meio do mês de março, juntamente com Noruega, Tunísia e a anfitriã Tunísia. Paulo Pereira chamou, novamente, os Heróis do Mar ao ativo para alcançarem pela segunda vez a qualificação para a prova mais prestigiante do andebol mundial. Sobre esta convocatória existem apenas duas alterações em relação à última, com a saída de Pedro Oliveira (FC Porto) e Ricardo Brandão (FC Porto) e o regresso de Diogo Branquinho (FC Porto) e Alexis Borges (SL Benfica)”, destaca a nota da Federação de Andebol de Portugal.
Portugal vai tentar pela segunda vez na sua história o apuramento para os Jogos Olímpicos, depois da campanha brilhante que culminou com a qualificação inédita para Tóquio-2020 (competição disputada em 2021 devido à covid-19).
Os ‘heróis do mar’, apurados para o pré-olímpico com o sétimo lugar alcançado no Euro-2024, irão disputar a qualificação para Paris-2024 em Tatabánya, perto de Budapeste.
Serão 12 seleções a competir no torneio pré-olímpico, distribuídas por três grupos, sendo que as duas melhores de cada um deles irão garantir vaga para os JO na capital francesa.
“Portugal contará ainda com a ajuda do lateral direito João Gomes (Sporting CP) e do central Xavier Barbosa (Artística de Avanca Bioria) durante os dias 9 e 10 de março, enquanto a formação portuguesa não estiver completa com todos os internacionais”, destaca a FPA.
Lista dos 18 convocados
Guarda-redes – Diogo Rêma (FC Porto) e Gustavo Capdeville (Benfica)
Pontas – Pedro Portela (Sporting), Diogo Branquinho, António Areia e Leonel Fernandes (FC Porto)
Laterais – Alexandre Cavalcanti (HBC Nantes, França), Gilberto Duarte (PAUC Handball, França), Gonçalo Vieira (Toulouse, França), Martim Costa (Sporting), Salvador Salvador (Sporting), Francisco Costa (Sporting) e Joaquim Nazaré (Skjern, Dinamarca)
Pivôs – Alexis Borges (Benfica), Luís Frade (FC Barcelona, Espanha) e Fábio Silva (Avanca).
Centrais – Miguel Martins (Pick Szeged, Hungria) e Rui Silva (FC Porto).
Por: Pedro Silva
Fotos: FAP