A seleção portuguesa de andebol tem, esta sexta-feira (14h30, com transmissão em direto na RTP 2), diante da Eslovénia, um desafio de elevada importância na segunda jornada da ronda principal do Euro-2024, com vista à presença no Torneio Pré-Olímpico (há uma vaga em aberto).
França e Dinamarca têm já entrada direta em Paris 2024, enquanto Hungria, Suécia, Alemanha e Noruega vão disputar esse torneio de acesso à grande competição, devido à sua classificação no IHF World Championship de 2023.
“Já Portugal terá que ficar, na classificação final do EHF Euro 2024, à frente de Croácia, Áustria, Islândia, Eslovénia e Países Baixos, ou, então, atrás de apenas uma delas. Embora se possa dar o caso do Egito se sagrar Campeão das Nações Africanas e, assim, garantir um acesso direto a Paris 2024, deixando a sua vaga em aberto para a Croácia”, destaca, numa nota publicada no site oficial, a Federação de Andebol de Portugal.
Portanto, e estando Eslovénia e Países Baixos no caminho de Portugal no main-round e a concorrer também por uma vaga no Torneio Pré-Olímpico, “uma vitória diante destas duas seleções deixaria os Heróis do Mar em posição muito favorável de voltar a tocar o céu, como em 2021”, destaca a nota da FAP.
Raio-x aos eslovenos
No plantel da seleção eslovena destaca-se a experiência de atletas consagrados como Jure Dolenec (Limoges Handball), Dean Bombač (OTP Bank Pick Szeged), Miha Zarabec (Orlen Wisła Płock), Aleks Vlah (Aalborg Håndbold) e os implacáveis pontas Blaž Janc (Barça) e Gašper Marguč (Telekom Veszprém KC), para além de alguns jovens talentos.
Esta será a 14.ª participação da Eslovénia nas 16 edições de Campeonatos Europeus (jogam-se desde 1994).
A Eslovénia chegou ao quadro principal depois de ter feito o pleno de vitórias no grupo D (contra Polónia, Ilhas Faroé e Noruega) e sofreu a primeira derrota na competição no arranque da ronda principal, diante da Suécia, actual campeã europeia, por 22-28.
“Apesar desse primeiro dissabor, atletas e equipa técnica, encabeçada pelo treinador Uroš Zorman, continuam a ambicionar conquistar a primeira medalha nos europeus desde a histórica prata, em 2004”, recorda a FPA.
10.º jogo entre ambos
Ao longo dos últimos 30 anos, Portugal e Eslovénia têm entre si nove jogos oficiais, sete dos quais relacionados com Campeonatos da Europa e ainda dois referentes ao play-off de acesso ao Mundial de 2013.
O saldo é positivo aos eslovenos, que somam seis triunfos. Portugal venceu por duas vezes e há ainda um empate a registar, em 2016. Agora, segue-se o décimo confronto, em Hamburgo.
Curiosamente, o último jogo entre Portugal e Eslovénia também diz respeito ao Grupo II da ronda principal, então no EHF Euro-2020 – competição de boa memória para os lusos, que garantiram a melhor classificação de sempre (6.º lugar) -, os eslovenos venceram por 24-29.
Por: Pedro Silva
Foto: Federação Andebol de Portugal