Os membros do Comité de Avaliação da candidatura de Matosinhos a Cidade Europeia do Desporto em 2025 estiveram em Matosinhos durante três dias, que envolveu a visita “a um conjunto de equipamentos desportivos e outros, com o objetivo de testemunhar quer o dinamismo do movimento associativo desportivo quer o envolvimento da comunidade – dos mais jovens aos mais idosos – neste projeto”, pode ler-se no site oficial da Câmara Municipal de Matosinhos.
“O nosso lema é Matosinhos, Mar de Desporto. A nossa relação de proximidade com o mar, no surf, na pesca ou noutras atividades é o que nos distingue de outros municípios”, afirmou Luísa Salgueiro, presidente da edilidade matosinhense.
“Somos o terceiro município do país que mais investe no desporto, depois de Lisboa e do Porto. Em 2022, 8,7 milhões de euros do orçamento municipal foram aplicados ao desporto”, vincou Luísa Salgueiro.
A edil nortenha destacou a “existência de mais de 100 equipamentos desportivos, entre piscinas, pavilhões, campos, polidesportivos, entre outros recintos, espalhados por todo o concelho, a oferta desportiva para todas as idades em todos os ciclos de vida, o trabalho de articulação com mais de 115 clubes/associações e mais de 40 modalidades, a requalificação de passadiços, jardins, praças, ginásios ao ar livre, caminhos rurais e ciclovias, entre algumas das apostas”, pode ler-se na nota.
11,5 ME para requalificar equipamentos desportivos
Até 2025, serão investidos 11,5 milhões de euros na requalificação de equipamentos desportivos, na formação de atletas, no desporto informal, no desporto escolar, no desporto adaptado, na inclusão social e desportiva das comunidades desfavorecidas, no fomento da prática desportiva feminina e da igualdade de género, na promoção da saúde mental através do desporto, entre projetos a implementar.
Para 2025 estão previstos mais de quatro mil eventos desportivos.
A visita da delegação do ACES Europe fechou com a música do hino da candidatura, interpretada pela Banda Filarmónica de Matosinhos – Leça, dirigida pelo músico Rui Reininho.
*por Pedro Silva*