A Praia do Cabedelo, em Viana do Castelo, será palco, de 29 de Setembro a um de Outubro, do Blue Surf Fest, evento que se realiza em apenas mais cinco cidades europeias (Espanha, Alemanha, Irlanda, Itália e Biarritz).
Esta semana (22 a 24 de Setembro), o evento terá lugar em BSF Rossnowlagh, Donegal (Irlanda), seguindo-se a prova na praia da capital do Alto Minho.
Durante dois meses, «um grupo selecionado de “comunidades azuis” de Espanha, França, Alemanha, Irlanda, Itália e Portugal irá acolher uma série de Festivais Europeus Azuis de Surf. Os festivais combinarão actividades desportivas, eventos culturais e seminários educativos. Os Blue Surf Festivals, bem como a promoção da inclusão, sustentabilidade e cultura do surf, visam desenvolver e promover o trabalho da Rede INCLUSEA no desenvolvimento de metodologias europeias comuns de surf adaptado”, destaca o site oficial do evento que se realizará, em breve, na capital do Alto Minho, Cidade Europeia do Desporto – 2023.
Aumentar a consciência do papel do desporto na promoção da inclusão social e da igualdade de oportunidades, melhorar a acessibilidade da prática desportiva nos espaços, ampliar os benefícios para a saúde e o bem-estar que o surf proporciona aos participantes, fomentar a sustentabilidade ambiental, proteção, preservação e valorização dos espaços azuis, promover a colaboração e cooperação entre os diferentes stakeholders de cada comunidade azul e envolver diferentes administrações e organizações para se juntarem e trabalharem em conjunto para uma sociedade mais inclusiva através de desportos adaptados são os principais objectivos do projeto pan-europeu co-financiado pelo programa Erasmus + Sport.
O projeto visa abranger 40 mil pessoas, sendo que nos seis eventos devem participar 900 atletas locais adaptados e inclusivos, que contarão com o apoio de perto de 600 voluntários.
O Surf Clube de Viana é o parceiro português do Blue Surf Fest, evento que promete levar Praia do Cabedelo muita animação e competição.
*por Pedro Silva*