Todos os países participantes nos Campeonatos da Europa de Seleções, em marcha atlética, uniram-se este sábado na Chéquia, cidade de Podebrady (Chéquia). O intuito desta junção foi deixar uma mensagem dirigida ao Comité Olímpico Internacional e à World Athletics, na sequência da extinção da prova de 50 km (e da alternativa de 35 km) do programa olímpico de Paris 2024, substituindo-a por uma estafeta, de quatro percursos, de apenas dois atletas (um masculino, outro feminino), na distância de maratona (42,195 km).
Os marchadores uniram-se com uma tarja a pedir respeito pela sua modalidade e pela história da mesma. De recordar que esta faz parte do programa olímpico desde 1908. Os atletas e treinadores entendem que a sua especialidade não está a ser tratada de forma justa e só têm de esperar o pior para o futuro se não se mostraram unidos.
A tarja inclui ainda a mensagem que a marcha é desporto e tem um desejo otimista: voltar a fazer parte do programa olímpico dos Jogos de Los Angeles 2028.