Mais um título com o ADN português. O Independiente del Valle, do Equador, sagrou-se campeão nacional pela primeira vez na história. Sob o comando de Renato Paiva, treinador natural de Castelo Branco, a equipa equatoriana empatou no reduto do Emelec (1-1), na segunda mão da final, e garantiu o título depois de ter vencido, por 3-1, na primeira, e festou o título.
Aos 51 anos, o treinador português está na sua primeira experiência no estrangeiro. Depois de 16 anos ao serviço do Benfica, equipa que treinou os diversos escalões de formação e da equipa B, Renato Paiva assumiu a equipa equatoriano a 1 de janeiro deste ano.
Renato Paiva não é o único português na equipa equatoriana. Com ele, estão os treinadores adjuntos, Luís Martins e David Pereira. Os treinadores de guarda-redes também são portugueses: Rui Tavares e Ricardo Pereira. Por fim, mais um luso: Ricardo Dionísio, preparador físico.
O Benfica lançou uma mensagem parabenizando aos profissionais portugueses. “Endereçamos as maiores felicitações ao treinador Renato Paiva e a toda a estrutura técnica que o acompanha, pelo histórico e inédito título de campeão nacional do Equador, conquistado na última madrugada. Um trabalho exemplar, liderado por um treinador ‘Made in Benfica’, que contou ainda com o contributo de vários elementos com historial nos quadros técnicos benfiquistas”, escreveu o clube.
As felicitações também vieram da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), com o presidente Fernando Gomes a felicitar os portugueses campeões. “Gostaria de felicitar calorosamente o Renato Paiva pela conquista do título do Equador. Treinador reconhecido unanimemente pelos seus pares como detentor de grande talento, dedicação e capacidade de trabalho, Renato Paiva, ao conquistar o primeiro título da história do seu atual clube, prestigou-se a si mesmo e a todo o futebol e desporto nacionais. Dirijo-lhe, a sua equipa técnica e à equipa que comandou superlativamente os meus mais sinceros parabéns”, destacou.
Com mais este título, a aumentou para 35 o número de países que já tiveram, pelo menos, um treinador português campeão. Recorde-se que este mês, Abel Ferreira, e sua equipa técnica portuguesa, conquistaram com o Palmeiras o segundo título consecutivo da Taça Libertadores, a maior competição da América do Sul.