A EHF European League regressou esta terça-feira após a paragem para seleções nacionais. As equipas portuguesas ainda em prova acabaram por sair derrotadas na primeira mão dos oitavos de final da prova. O SL Benfica perdeu de forma significativa (26-39), no pavilhão da Luz, frente ao SG Flensburg-Handewitt, da Alemanha, e o Sporting CP foi a Espanha perder com o Bidasoa Irún (30-27).
O Sporting CP começou o encontro frente ao Bidasoa Irún com um parcial de 2-0. No entanto, os espanhóis, com um time out madrugador por parte de Jacobo Cuetara, treinador da equipa da casa, foram-se aproximando do conjunto de Alvalade, mas sem conquistar qualquer vantagem. O Sporting CP foi para o intervalo a vencer por um golo (11-12).
Com um parcial de 4-1 por parte dos espanhóis, a segunda metade do encontro iniciou com uma reviravolta do marcador por parte do Bidasoa Irún. Os espanhóis chegaram mesmo a uma vantagem de cinco golos, mas a equipa lusa acabou por reduzir a diferença. Contudo, a vantagem não fugiu aos espanhóis, que terminaram o jogo com uma vitória por 30-27.
O grande destaque deste encontro vai para Francisco Costa. O jovem lateral direito dos leões apontou oito golos na partida. O Sporting CP pode recuperar desta desvantagem na próxima terça-feira, onde volta a defrontar o conjunto espanhol, desta vez no Pavilhão João Rocha.
O SL Benfica, a jogar em casa, acabou mesmo por sofrer uma derrota que compromete a sua passagem à próxima fase da competição. A equipa da Luz defrontou os alemães do SG Flensburg-Handewitt, sofrendo uma derrota pesada por 26-39.
A equipa da casa ainda iniciou com uma vantagem por 1-0, mas com uma resposta rápida, a equipa alemã virou o resultado no marcador e, de forma esmagadora, foi avançando no mesmo até ao intervalo, onde detinha uma vantagem de 11 golos sobre as águias (10-21).
Já na segunda metade deste desafio, o guarda-redes da formação forasteira acabou por brilhar ao longo do jogo (18 defesas, tendo uma percentagem de 41% de eficácia), não permitindo ao SL Benfica sequer uma aproximação para um possível empate ou reviravolta. Posto isto, o SG Flensburg-Handewitt parte para a segunda mão, a ser disputada na Alemanha, com uma vantagem de 13 golos sobre o SL Benfica, vencendo, neste primeiro jogo, por 26-39.