A comitiva portuguesa estreou-se ontem (08/02) nos Campeonatos da Europa de ciclismo de pista. Maria Martins foi a primeira a subir à bicicleta e conquistou o ouro. Rui Oliveira ficou em segundo na competição.
Maria Martins, de 23 anos, sagrou-se ontem (08/02), campeã europeia de scratch nos Campeonatos da Europa de ciclismo de pista, que decorrem em Grenchen, na Suíça.
A atleta lusa bateu a espanhola Eukene Larrarte e a polaca Daria Pikulik, que ficou com o bronze. “Eu e a corredora espanhola saímos a mais ou menos 10 voltas do final e quando percebi que as voltas passavam e nós continuávamos a ganhar espaço percebi que poderia lutar pela vitória. Senti-me bem e guardei as minhas forças para o final. É muito especial vestir esta camisola na categoria elite e estou muito feliz com esta vitória. Foi um dia perfeito”, explicou a ciclista à Federação Portuguesa de Ciclismo.
Vale a pena relembrar que, em 2020, Maria Martins conquistou uma medalha de bronze conquistada na mesma disciplina no Mundial de elites de 2020.
Já Rui Oliveira, por sua vez, conquistou o segundo melhor lugar na prova, superando o campeão mundial, Elia Viviani, da Itália. O ciclista luso disputou o ouro com o alemão Tim Torn Teutenberg que levou a melhor sobre o português. No sprint final, Rui Oliveira foi o primeiro a arrancar, mas Teutenberg foi mais forte, conquistando a vitória.
“Este é o terceiro pódio que conquisto na corrida de eliminação na categoria elite. Um dia espero voltar para conseguir alcançar o ouro. Corri para ganhar e estou orgulhoso da forma como enfrentei esta prova tão difícil”, disse Rui Oliveira.
“O facto de a Maria ter sido campeã ajudou a deixar-me mais tranquilo para a corrida de eliminação. Geri bem toda a corrida e depois de ter conseguido eliminar alguns dos corredores mais fortes achei que teria uma grande hipótese de poder vencer a prova. No entanto, na fase final da corrida em que já só estava o corredor alemão, baixei demasiado a velocidade e quando arranquei para o sprint não consegui acelerar tanto quanto queria. Já conquistei medalhas de bronze e prata nesta disciplina e vinha à procura do ouro. Porém foi um resultado muito bom e estou muito feliz”, confessou.
No segundo dia da competição, Portugal vai estar representado por três atletas. Rodrigo Caixas é o primeiro a entrar na pista (12h03) e vai disputar a qualificação para a prova de um quilómetro contrarrelógio. Caso termine entre os oito melhores, estará apurado para a final, que deverá ter lugar pelas 19h00. Diogo Narciso vai correr por pontos às 17h16 e Maria Martins regressa às 18h24 para a corrida de eliminação.