Sexta classificada no Campeonato da Europa de estrada, 11.ª na prova de Omnium no Europeu de pista e 3.ª classificada na mesma prova, mas no Campeonato do Mundo de Elites. No ano seguinte à estreia nos Jogos Olímpicos, quando fez história ao qualificar pela primeira vez o ciclismo de pista português e trouxe da sua estreia no Omnium um diploma Olímpico e o 7.º lugar na competição de Tóquio 2020, Maria Martins manteve-se na elite da sua modalidade com prestações de altíssimo nível. Não em vão, ela avaliou a temporada como “muito acima das expectativas”.
Muito disso deve-se especialmente ao pódio no Mundial, que acabou por ser uma boa surpresa. “Não contava com a medalha”, confessa a ciclista, em declaração ao Comité Olímpico de Portugal (COP). “É preciso muito respeito quando corremos com os melhores do mundo; estar a disputar o pódio foi um dos momentos mais importantes deste ano e dos melhores momentos que já tive”, acrescentou.
A competir em alto nível, Maria Martins irá perseguir em 2023 a qualificação para os Jogos Olímpicos Paris 2024 – ela não esconde que é “um dos objetivos grandes”. Para tanto, precisa seguir somando pontos para o ranking de qualificação. “O Mundial é o que dá mais pontos e é onde tenho tido boas prestações, quero continuar esse registo”, destacou.
Duas provas estão em máxima atenção na pista: em fevereiro ocorre o Campeonato da Europa de pista, na Suíça, enquanto o Mundial será em agosto, em Glasgow, ambas as competições cortadas por várias Taças do Mundo, todas competições em que a ciclista lusa chegará forte, credenciada pelos bons resultados recentes. “Comecei a construir passo-a-passo o meu lugar no pelotão e não tenho dúvidas que também têm respeito por mim; é algo que se cria e que se vai ganhando”, afirmou.
Recorde-se que a atleta portuguesa de 23 anos também já conquistou a medalha de bronze no Campeonato Mundial de Ciclismo em Pista, em 2020 na prova de scratch, e no mesmo campeonato alcançou 4.º lugar na disciplina de Omnium, o que lhe garantiu o inédito apuramento para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.