5 de Fevereiro 2023 04:46
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine

Ciclismo

Maria Martins e o sexto lugar no Europeu de Estrada: “Mostrei que estou ativa, estou cá e que podem contar comigo”

Maria Martins, ciclista portuguesa. Foto: FPC

A portuguesa Maria Martins alcançou este domingo a honrosa sexta posição na prova de fundo para elite feminina do Campeonato da Europa de Estrada, uma corrida de 129,8 quilómetros, disputada em Munique, na Alemanha. Foi o constituiu o melhor resultado de um português na prova de fundo de um Europeu de ciclismo, repetindo o sexto posto de Rui Costa em 2016.

A vencedora da prova foi a neerlandesa Lorena Wiebes, em 2:59.20 horas. As italianas Elisa Bálsamo, campeã do mundo, e Rachele Barbieri foram as medalhas de prata e de bronze, respetivamente.

Maria Martins, já autora de um quarto lugar no scratch do ciclismo de pista, com a desvantagem de não ter colegas de equipa que a protegessem e ajudassem á colocação, foi escolhendo as rodas mais adequadas para chegar em boas condições à reta da meta.

“Fazer sexto é especial para mim e para todos nós [Seleção Nacional]. Venho de um período muito longo sem competir, mas hoje mostrei que estou ativa, estou cá e que podem contar comigo”, frisou a ciclista, em declarações ao site da Federação Portuguesa de Ciclismo.

“Para dizer a verdade, sinto-me aliviada. Depois da queda de segunda-feira, na pista, tinha receio de que pudesse estar envolvida em alguma queda. Por isso não arrisquei quase nada para me posicionar, embora não deixasse de tentar estar bem colocada”, acrescentou Maria Martins.

Maria Martins já corria em estrada apenas desde o Paris-Roubaix feminino, no dia 16 de abril, o que tornou ainda mais relevante o resultado desde domingo.

“A Maria esteve espetacular. Nestes dias trabalhámos muito a questão tática. A Maria, com toda a sua experiência, sabia o que tinha de fazer. E cumpriu exemplarmente tudo o que estava previsto. Foi excecional sob o ponto de vista tático e também demonstrou muita força, claro”, exultou o selecionador nacional de ciclismo feminino, José Luis Algarra.

XCO

No Campeonato da Europa de Cross Country Olímpico (XCO), disputado na última sexta-feira, no Parque Olímpico de Munique, Alemanha, Ricardo Marinheiro, 42.º classificado, foi o melhor português. Mário Costa terminou foi o 48.º de 58 participantes. No lado feminino, Joana Monteiro, no sábado, terminou na 42.ª posição entre as 46 inscritas.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos que poderá gostar

Ciclismo

A época nacional de ciclismo de estrada inicia, no próximo fim de semana, na região de Aveiro. No sábado, as equipas e o calendário...

Ciclismo

O Velódromo Nacional, em Anadia, recebe, este sábado, o fim da primeira fase da época de ciclismo de pista com o Troféu Sunlive. A...

Ciclismo

O Velódromo Nacional, em Anadia, recebe, este fim de semana, os primeiros campeonatos nacionais de 2023. Já os títulos nacionais de ciclocrosse disputam-se no...

Ciclismo

O ciclista João Benta anunciou, esta quarta-feira, que vai fazer uma pausa na sua carreira desportiva. Na sua página de Facebook, o atleta afirma...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.