Ídolo do FC do Porto e antigo internacional português, Domingos Paciência está otimista com o futebol desempenhado pela Seleção Nacional no Mundial 2022. Em conversa com a SportMagazine, o antigo avançado – com 35 golos a serviço da equipa nacional -, fez ponderações sobre Cristiano Ronaldo, mas apontou a final da competição que decorre em Doha, no Catar, como caminho possível para Portugal.
“A verdade é que Portugal vai ganhando os jogos com maior nível de dificuldade, tem momentos do jogo em que sofre, e vê-se que sofre, mas acredito que Portugal está num bom caminho. Está a ser traçado isso com a eliminação da Alemanha, da Bélgica, se calhar hoje vamos evitar o Brasil. Acho que Portugal está a traçar um caminho para chegar à final do Mundial”, afirmou Domingos Paciência, 53 anos.
Portugal venceu Gana (3-2) e Uruguai (2-0) nas duas primeiras jornadas da competição. E encerra às 15h00 desta sexta-feira a participação na primeira fase. Já apurado para os oitavos de final do Mundial, os portugueses terão pela frente a seleção da Coreia do Sul. O futebol apresentado até aqui foi avaliado por Domingos Paciência como em processo de evolução.
“Quem acompanha a Seleção portuguesa e quem acompanha os jogadores da Seleção portuguesa, e analisando individualmente, vemos que temos uma qualidade extraordinária. Se olharmos para um Bruno Fernandes, um Bernardo Silva, vários jogadores, temos a referência de cada um deles. Mas quando olhamos para a Seleção, estamos a exigir desta equipa que seja o expoente máximo desses jogadores todos. Isso tudo junto tem que dar um jogo maravilhoso e isso não tem acontecido. E as pessoas estão sempre à espera que Portugal faça aqueles jogos do melhor que possa existir”, começou por analisar o antigo treinador do Sporting.
“E depois quando vêm aquelas exibições, quando Portugal não assume o jogo, ou quando o Fernando Santos tem uma estratégia de uma equipa organizada, de uma equipa em contenção, de uma equipa com bloco mais baixo, isso parece que revolta todos os portugueses. Mas a verdade é que nós, aos poucos, vamos conseguindo os resultados. A equipa vai melhorando e já se nota que acontece, pela parte do Fernando Santos, pôr a jogar esses jogadores que são os mais criativos que temos. Mas isso às vezes parece que não chega”, afirmou Domingos Paciência.
Com a experiência de quem marcou 97 golos pelo FC Porto e conhece muito bem a função, o antigo avançado fez também uma ponderação sobre o impasse que o selecionador Fernando Santos tem no setor o que chama de “problema” com o ídolo máximo da equipa, Cristiano Ronaldo.
“Temos um problema, entre aspas, que é a questão do Cristiano Ronaldo nesta Seleção, porque foi sempre o nosso salvador em determinados momentos em que Portugal precisou. E, neste momento, nós olhamos para o Cristiano Ronaldo e deixa-nos muitas dúvidas o que pode ser o Cristiano Ronaldo em cada jogo. Tudo isso gera alguma incerteza e alguma instabilidade”, alertou.
Nos oitavos de final, Portugal irá defrontar uma seleção do Grupo G, onde estão, na ordem de classificação, Brasil, Suíça, Camarões e Sérvia. Caso seja o primeiro, a Seleção Nacional irá encontrar o segundo classificado deste grupo.