A Federação Portuguesa de Aikido irá realizar, no próximo domingo, a 1.ª Demonstração Nacional de Aikido. O evento reunirá 16 associações, entre às 10h30 e às 12h30, no Estádio Universitário de Lisboa.
A entrada será livre para todas as pessoas, praticantes ou não da modalidade. O momento é indicado “para quem pratica e quer conhecer melhor a realidade do Aikido em Portugal, e para quem não pratica e quer saber mais sobre esta arte marcial tradicional”, explica o comunicado da Federação Portuguesa de Aikido.
O Aikido foi criado no Japão pelo mestre Morihei Ueshiba, adaptando técnicas praticadas em antigas artes marciais, umas de luta corpo a corpo, outras onde se fazia uso de armas. O Aikido não é, contudo, praticado como uma luta, e a sua vertente de defesa pessoal não esgota de forma alguma a sua definição.
No Aikido estuda-se o desequilíbrio, a não-resistência, a relação com o centro próprio e o centro do atacante. O seu trabalho exprime-se sobretudo através da utilização de movimentos circulares. Há no aikido um estudo constante da atenção, do olhar, da respiração, da atitude, sendo, portanto, o desporto ideal para desenvolver a autoconfiança, a serenidade e a saúde.