O Campeonato do Mundo de Pista começou esta quarta-feira com uma atleta portuguesa em competição. Maria Martins, primeira representante portuguesa a entrar em prova na pista de Saint-Quentin-en-Yvelines, na prova de scratch, terminou a prova no 12º posto.
A corredora portuguesa passou algumas vezes pela frente do pelotão. No entanto, a direção muito tática que a prova tomou levou a que a primeira movimentação surgisse quando faltavam apenas sete voltas para o final – a corrida era constituída por 40 voltas. A espanhola Eukene Larrate e a francesa Jade Labastugue tomaram os lugares da frente do pelotão. Contudo, a italiana Martina Fidanza ultrapassou ambas e assegurou a vitória a duas voltas do fim.
Com a vitória da atleta italiana, os restantes lugares foram discutidos ao sprint, com a representante da seleção nacional a terminar na 12.ª posição.
“Foi uma corrida em que houve muita reserva em atacar e, por isso, terminou com uma discussão ao sprint. Nós estávamos preparados para este cenário e sabíamos que o posicionamento na abordagem ao sprint final seria muito importante. Até às últimas cinco voltas a Maria estava bem colocada, mas a rotação das atletas que iam procurando uma melhor posição levou a que perdêssemos também o nosso posicionamento. Ela esteve bem durante toda a corrida, porém não tivemos a felicidade de conseguir uma melhor posição no final. Sabemos que estamos bem e seguimos agora com o foco na prova de omnium”, disse Gabriel Mendes, selecionador nacional.
Esta quinta-feira entram em prova dois portugueses – Daniela Campos na corrida de eliminação, pelas 18h55, e Rui Oliveira, no scratch, pelas 19h50.