Os Jogos Mundiais da Associação Internacional de Surf (ISA) decorrem em Huntington Beach, nos Estados Unidos, até sábado. Esta competição conta com a presença de seis atletas portugueses: Guilherme Fonseca, Yolanda Hopkins, Teresa Bonvalot, Guilherme Ribeiro, Frederico Morais e Kika Veselko.
Os três primeiros atletas mencionados – Guilherme Fonseca, Yolanda Hopkins e Teresa Bonvalot – alcançaram um lugar nas meias-finais do quadro principal da competição, enquanto que os restantes acabaram por ser eliminados – Guilherme Ribeiro e Frederico Morais na sexta ronda da repescagem e Kika na quinta eliminatória feminina.
Dos surfistas portugueses a disputar as meias-finais, Teresa Bonvalot, medalha de bronze nos Mundiais de 2021, enfrenta Yolanda Hopkins, vice-campeã do mundo do ano passado, após terem sido segundas classificadas nas respetivas baterias na quarta ronda da competição (6,67 e 13,47 pontos, respetivamente). Para além destas atletas, também a australiana Sally Fitzgibbons, a detentora do título dos Jogos Mundiais, e a peruana Daniella Rosas, se juntam às portuguesas.
Com 12,07 pontos, Guilherme Fonseca também ficou em segundo lugar na sua bateria, qualificando-se para a próxima ronda, após ser batido por Kanoa Igarashi, japonês vice-campeão olímpico em Tóquio’2020, que somou 13,87 pontos. O surfista de 25 anos vai agora disputar o acesso à final do quadro principal contra Lucca Mesinas, peruano, e o norte-americano Kolohe Andino.
Assim sendo, Portugal continua na luta pelo primeiro título mundial nos Jogos Mundiais de Surf da ISA e pelas duas vagas olímpicas.