O workshop “Inovação e Tecnologia no Desporto” deu início esta manhã, no auditório do Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal. A SportMagazine marcou presença no mesmo. Após uma primeira parte ligada ao futuro do desporto, a segunda, e última, parte teve como tema principal o ‘Treino e Alto Rendimento Desportivo: a Era da Tecnologia’.
Esta última parte deu início com Ricardo Santos, diretor de Tecnologias da Federação Portuguesa de Futebol, com o tema ‘As Tecnologias em estruturas desportivas: desafios e oportunidades’. A seguir, respetivamente, seguiram-se Duarte Araújo, investigador da Faculdade de Motricidade Humana/Universidade de Lisboa, com ‘Exemplos de vanguarda na aplicação da tecnologia à otimização do rendimento desportivo’; José Serrador, diretor do Centro de Alto Rendimento do Jamor, com ‘Transição Digital no CAR Jamor’; Vasco Dias, Unidade de Avaliação e Controlo do Treino do CAR Jamor, que trouxe o tema ‘O papel da tecnologia e da ciência na otimização do Rendimento Desportivo’; e, por fim, Filipe Esteves, Ricardo Amado e José Forjaz, da Football ISM, com ‘Improving Sports’ & ‘A realidade de cada solução’.
“O processamento de dados é um aspeto ao qual se deve dar muita atenção (…)”, afirma Duarte Araújo. O mesmo destaca a inteligência artificial como algo impactante em todo o tipo de desporto, seja coletivo ou individual. Com a utilização desta é possível existir uma previsão da performance dos atletas, bem como o reconhecimento de padrões e, por fim, a prevenção de lesões, por exemplo.
José Serrador, bem como Vasco Dias, abordaram as tecnologias aplicadas ao desporto, nomeadamente aquelas que se encontram disponíveis no CAR do Jamor, realçando exemplos e as utilidades das mesmas.
Conforme é habitual, no final do workshop seguiram-se algumas considerações finais. Estas ficaram a cargo de Susana Feitor, presidente do Conselho de Administração da Fundação do Desporto; e Pedro Pina, vereador da Câmara Municipal de Setúbal.