O Campeonato Mundial e Europeu de Andebol em Cadeira de Rodas (ACR) decorre entre os dias 18, 19 e 20 de novembro, e vai decorrer em Leiria, nos pavilhões dos Pousos e do Lis. A equipa portuguesa vai contar com 16 atletas.
Danilo Ferreira, selecionador nacional, divulgou esta quinta-feira os convocados para esta competição, contanto, dentro dos 16 convocados, com seis atletas da APD Leiria, seis da APD Porto, e ainda mais três atletas dos seguintes clubes: CMRRC – Rovisco Pais, Clube Naval Setubalense e CPSB Messines/Algarve.
“A ambição de Portugal, porque a história das competições internacionais assim o diz, é lutar pelos lugares cimeiros, sabendo que as outras seleções estarão mais fortes, certamente. Há outras seleções que nós não conhecemos, porque nunca as vimos jogar, portanto, existe aqui esta variante, mas com o decorrer da competição vamos ver, analisar e perceber como é que podemos alcançar as vitórias que ambicionamos”, disse o selecionador nacional em declarações à Federação de Andebol de Portugal.
Danilo Ferreira deixou ainda uma palavra de apreço aos atletas que trabalharam com o grupo alargado mas acabaram por não ser convocados para esta fase final.
“Quero dar uma palavra de apreço às pessoas que trabalharam com o nosso grupo alargado e que, desta vez, não foram convocados para a competição final, mas que fazem parte do grupo e o trabalho deles também vai ser refletido naquilo que fizermos na competição”, afirmou.
Esta competição conta com a presença de nove seleções que se encontram distribuídas em dois grupos na Ronda Preliminar. Portugal encontra-se no grupo B que contém quatro equipas. A Seleção Nacional começa a competição no dia 18 deste mês frente aos Países Baixos, pelas 10h00, e, pelas 14h00, jogam contra a Roménia. No dia a seguir, Portugal defronta a índia, pelas 12h00. Espanha, Hungria, Noruega, Croácia e Paquistão estão no grupo A.