Uma iniciativa da Conferência de Ministros da Juventude e Desporto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai apresenta em Lisboa os manuais produzidos pelo Brasil no âmbito do desporto adaptado. será realizado no próximo dia 27, entre as 14h30 e as 16h00 (hora de Lisboa), e tem por objetivo apresentar os “Manuais de Iniciação ao Esporte Paralímpico”.
Os desportos abordados serão Atletismo, Boccia/Bocha, Futebol para cegos, Goalball, Judo, Natação, Ténis de mesa e Voleibol sentado, produzidos pelo Comité Paralímpico Brasileiro e pela Academia Paralímpica Brasileira.
De acordo com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), estes manuais fazem o enquadramento histórico, legal e organizacional das modalidades:
“Quanto ao perfil funcional dos/as praticantes, destinatários/as, em função dos critérios de elegibilidade e classificação desportiva, processos de adaptação em relação as regras, normas, produtos de apoio (tecnologia desportiva específica e/ou adaptada), infraestruturas desportivas e contextos, assim como, em relação aos processos de adaptação do ensino-treino e, ainda, no que respeita ao papel e a formação dos/as Assistentes Técnicos Desportivos, nas modalidades desportivas em que, regularmente, é permitido o apoio de uma terceira pessoa, sobretudo destinado a atletas com altas necessidades de apoio”, explica a nota do IPDJ.
Os manuais serão distribuídos pelos países de língua portuguesa, onde estima-se haver cerca de 43 milhões de pessoas com deficiência. Receberão o material: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Equatorial, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e, ainda, na Região Administrativa Especial de Macau-China.
Neste webinar será possível, também, conhecer as ofertas de formação à distância de recursos humanos e a capacitação organizacional no âmbito da Diplomacia Desportiva e Cooperação Internacional, multilateral e bilateral, no domínio do desporto, designadamente no âmbito da CPLP.
Abaixo, pode-se conferir a programação completa do encontro.