Tradicional prova do ciclismo mundial, a 48.ª edição da Volta ao Algarve arranca esta quarta-feira a reunir os principais ciclistas do mundo em Portugal. Uma das corridas do circuito UCI ProSeries com melhor qualidade de participantes, a competição regressa após um ano (foi adiada em 2021 devido à pandemia) e ocorre ao longo de cinco etapas, a disputar-se até o próximo domingo.
Ao todo, 25 equipas estão inscritas, sendo dez WorldTeams, cinco ProTeams e as dez formações continentais portuguesas. A Federação Portuguesa de Ciclismo confirma a presença de nomes que estiveram presentes no pódio, como Ethan Hayter (INEOS Grenadiers) e Kasper Asgreen (Quick-Step Alpha Vinyl Team), além dos vencedores das edições de 2020, Remco Evenepoel (Quick-Step Alpha Vinyl Team), e 2015 e 2016, Geraint Thomas (INEOS Grenadiers). Por outro lado o vencedor de 2021, João Rodrigues (W52-FC Porto), não irá participar da competição.
Outros competidores de alto rendimento e recentes conquistas relevantes que estarão presentes são Sergio Higuita (Bora-hansgrohe), Daniel Martinez (INEOS Grenadiers), Fabio Jakobsen (Quick-Step Alpha Vinyl Team), Bryan Coquard (Cofidis), Alexander Kristoff (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux) Brandon McNulty (UAE Team Emirates), Stefan Küng e David Gaudu (Groupama-FDJ), Joseph Dombrowski (Astana Qazaqstan Team), Ion Izaguirre (Cofidis), Tobias Foss (Jumbo-Visma) e Warren Barguil (Team Arkéa-Samsic).
Entre os portugueses, destaque para Rui Oliveira (UAE Team Emirates), atual campeão europeu de elite em Scratch (ciclismo de pista). O gaiense será um dos quatro portugueses que representam equipas estrangeiras que competirão no Algarve. Os outros são Ivo Oliveira (UAE Team Emirates), Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA) e André Carvalho (Cofidis).
A Volta ao Algarve será transmitida em direto na CMTV e na Eurosport 2, entre as 16h00 e as 17h00, terá emissão em mais de 190 países (via Eurosport e plataforma GCN).