A Seleção Nacional de sub-17 está, de momento, em Tarazona, Espanha, para competir no Torneio 4 Nações, que começa esta quinta-feira. Nesta competição, a formação treinada por Nuno Santos, defronta Espanha, Roménia e França, terminando no próximo sábado. Após este torneio acontece um novo estágio, o último de 2022, para a participação no VIII Torneio Internacional de Andebol Cidade de Lagoa.
No entanto, apesar de ser a mesma equipa, apenas seis jogadores se vão manter na convocatória para esta competição, sendo os restantes 10 de uma geração mais nova. Nuno Santos explica as opções em declarações à Federação de Andebol de Portugal.
“O Torneio Internacional de Andebol Cidade de Lagoa é uma competição destinada a atletas até 2005. E portanto, aproveitamos também este momento para convocar alguns atletas dessa geração, para que o seu tempo de inatividade seja menor, embora alguns deles vão estar em estágio logo no início de janeiro. Teremos oportunidade para ter o grupo junto mais uma vez, para procurar consolidar algumas ideias, avaliar a forma em que os atletas se encontram, mas é, efetivamente, um grupo em que estão duas gerações juntas”, disse.
Tiago Sousa, José Ferreira e Tomás Teixeira são os únicos atletas dos 16 que participaram no M18 EHF Euro 2022, realizado em Montenegro, onde a Seleção Nacional terminou em oitavo lugar.