A cidade de Viana do Castelo foi palco, no passado sábado, da primeira edição do Viana Granfondo Europcar, uma prova cicloturística com três distâncias e que trouxe à capital do Alto Minho mais de 1.700 ciclistas, sendo que perto de meio milhar viajou do país vizinho.
Manuel Zeferino, director da Bikeservice, responsável pela organização, revelou, no final da prova, que o Viana Granfondo “tem tudo para crescer cada vez mais”, tendo lançado como meta a alcançar a participação, nas futuras edições, de três mil atletas, número já alcançado pelo Douro Granfondo, o maior evento do género em Portugal.
A prova vianense, que já é considerada um eventos mais marcantes da Cidade Europeia do Desporto 2023, teve como ponto de a Praça Marques Júnior, junto ao Centro Cultural de Viana do Castelo, com o navio-museu Gil Eannes como pano de fundo, e passou pelos concelhos de Ponte de Lima, Paredes de Coura e Caminha, viu Gonçalo Freitas vencer, destacado, a prova “rainha”, com o tempo de 3h32m20s, enquanto Isabella Hervey, que também chegou isolada à meta, foi a mais forte no escalão feminino, vencendo o Granfondo com o registo de 4h27m07s.
O Mediofondo, com 84 km, foi ganho por Pedro Pinheiro, enquanto que Marlene Seara levou a melhor sobre a concorrência na prova feminina.
No Minifondo, a distância mais curta (62 km), foi Jorge Salgado quem triunfou, resultado que partilhou com Joana Ferreira, a vencedora feminina.