A 85.ª edição dos Campeonatos Nacionais de Clubes (ar livre) decorreu, no passado fim de semana, na Pérola do Lima. As provas tiveram lugar no Estádio Manuela Machado (a maioria das competições teve lugar ali), no Jardim da Marinha e ainda no Jardim Público.
“Esta é uma oportunidade de grande valia e esperamos que possa passar a ideia de que esta prova terá participação na pista e também no espaço público, o que poderá chegar mais ao público”, disse Manuel Domingues, presidente da Associação de Atletismo de Viana do Castelo, durante a apresentação da prova.
E a “profecia” realizou-se, porque, de facto, muitas pessoas assistiram às provas de comprimento, peso e triplo salto que decorreram no coração de Viana do Castelo que, mais uma vez, primou pela inovação, como salientou o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, na cerimónia de encerramento da competição.
Benfica e Sporting só sabem… ganhar
A prova, inserida na programação da Viana Cidade Europeia de Desporto -2023, consagrou, no principal campeonato, Benfica (masculino) e Sporting (feminino).
Os leões festejaram 28 títulos nas últimas 29 edições (somam 53 ceptros no total) da prova feminina – apenas perdeu um título, em 2010, para o FC Porto que, na altura, alinhou com oito estrangeiros -, enquanto as águias conquistaram o 35.º título e somaram o 13.º ceptro consecutivo, tendo batido, assim, o recorde do Sporting que tinha conseguido 12 títulos consecutivos entre 1968 e 1979.
*por Pedro Silva*