26 de Novembro 2024 01:43
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Outras Modalidades

Vanessa Marina e o crescimento do Breaking: “No próximo ano vamos ter mais do dobro das competições”

Vanessa Marina sonha com Paris 2024. Foto: Leiria 2022

Medalha de bronze no Campeonato da Europa de breaking no mês passado em Inglaterra, a portuguesa Vanessa Marina surgiu com força este ano como uma atleta com potencial de pódio para Paris 2024. Afinal, será nos próximos Jogos Olímpicos que a nova modalidade, o Breaking, irá estrear na maior competição do mundo. E a B-girl natural de Leiria não quer desperdiçar a oportunidade de fazer história.

Presente no top-8 da Red Bull BC One, uma das mais conceituadas competições da modalidade, em Nova Iorque, também em novembro, Vanessa Marina vem ganhando projeção internacional e já não esconde o objetivo de fazer parte das 16 raparigas que vão estar nos Jogos Olímpicos e, a seguir, lutar pelo pódio, conforme pontuou em entrevista ao Comité Olímpico de Portugal (COP).

“No próximo ano vamos ter mais do dobro das competições que tivemos este ano e vai ter de ser um trabalho muito focado, mas o meu objetivo é fazer parte do top-16 que estará nos Jogos Olímpicos. E ganhar uma medalha, que vai ser muito difícil porque o nível é tão alto, é um sonho”, disse a dançarina portuguesa.

O Beaking ganhou destaque nos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires, em 2018 e passou recentemente a ser incluído no Programa Olímpico. A disputa que envolve “hip-hop”, técnica e habilidade entrará, durante os dias 9 e 10 de agosto de 2024, para a história na icónica Place de la Concorde, na capital francesa, com a consagração dos primeiros campeões Olímpicos da modalidade.

Com uma infância ligada à dança contemporânea e ao ballet, foi em 2009, na “Eurobattle” do Porto, que experienciou pela primeira vez a vertente de competição da dança: “Foi quando vi que havia um mundo completamente diferente e pessoas de todos os países”, afirmou ao COP Vanessa Marina. As aulas de “hip-hop” em Leiria abriram a porta a um sonho que levou Vanessa, primeiro, até Lisboa e depois até Londres. “Quando vim para Londres comecei a levar mais a sério, as pessoas eram mais competitivas e foi quando me dediquei mais”, acrescentou.

Composta pela dança de pé, o “toprock”, a dança de chão, que se divide no “footwork” e no “floorwalk”, e as acrobacias chamadas de “power moves”, a modalidade consiste num duelo individual, com dois atletas a desempenharem um conjunto de movimentos ao som da música “hip-hop”, de forma totalmente improvisada, e em formato de eliminação. Vanessa Marina espera que a nova modalidade, com “um formato completamente diferente” seja um sucesso em Paris.

“Uma entrada nunca vai ser igual, é uma coisa mais espontânea, o DJ escolhe a música e nós nunca sabemos o que vai tocar. Depois temos de improvisar. Os movimentos nunca vão sair da mesma maneira se quisermos fazer essa performance outra vez. Em Buenos Aires foi feito com jovens, em que o nível também é alto, mas a categoria de adulto vai ser espetacular e vai cativar muita gente a começar a ter mais interesse, porque realmente há uma diferença muito grande”, afirmou a leiriense.

 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Outras Modalidades

Num Hard Club lotado, foi intensa a luta pelo título deste ano do Red Bull BC One Cypher Portugal. B-Girl Vanessa e B-Boy Deeogo...

Outras Modalidades

A B-Girl portuguesa Vanessa Marina conquistou, esta quinta-feira, a medalha de bronze na World Series de breaking, disputada na cidade do Porto. Esta conquista...

Outras Modalidades

A Prova Internacional de Breaking termina hoje na Alfândega do Porto. Esta competição conta para o apuramento para os Jogos Olímpicos 2024, em Paris,...

Outras Modalidades

O breaking marca presença, sesta sexta-feira a domingo, no Complexo Municipal de Ténis da Maia. Disputa-se o Campeonato Nacional de 2023. Competição esta que...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.