Fernando Pimenta, medalha de bronze em K1 1.000 metros em Tóquio-2020 e prata em K2 1.000 em Londres-2012, João Ribeiro e Messias Baptista, atuais campeões mundiais em K2 500, e ainda Teresa Portela são os canoístas portugueses selecionados para Paris2024, anunciou, em comunicado, o Comité Olímpico de Portugal (COP).
O COP confirmou a ocupação das vagas pelos canoístas que as conquistaram, nos Mundiais de canoagem de velocidade de 2023, em Duisburgo, na Alemanha, “onde Fernando Pimenta e a dupla João Ribeiro-Messias Baptista se sagraram campeões” e Teresa Portela terminou na 8.ª posição, “após a prova seletiva realizada na manhã de quinta-feira, no Centro de Alto Rendimento da modalidade, em Montemor-o-Velho”, destaca o COP.
Fernando Pimenta, de 34 anos, vai estar pela quarta vez em Jogos Olímpicos, procurando o primeiro título olímpico, depois do segundo lugar em Tóquio-2020 e do terceiro em Londres-2012, então em K2 com Emanuel Silva, além dos quinto e sexto lugares no Rio-2016, este último em K4.
Dupla também apurada para Jogos Paralímpicos
Os canoístas Norberto Mourão e Alex Santos vão ser os dois representantes portugueses na modalidade nos Jogos Paralímpicos Paris2024, anunciou, esta quinta-feira, o Comité Paralímpico de Portugal (CPP).
Os dois atletas, que já marcaram presença nos Jogos Olímpicos Tóquio-2020, foram escolhidos também ontem, depois de realizadas as provas seletivas, que também envolveram a escolha dos canoístas para os Jogos Olímpicos, da Federação Portuguesa de Canoagem.
No Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho, Alex Santos levou a melhor sobre Floriano Jesus na prova de 200 metros KL1.
Norberto Mourão, medalha de bronze nos 200 metros VL2 em Tóquio-2020, foi o único inscrito na sua classe na prova seletiva, pelo que assegurou automaticamente a sua presença em Paris-2024.
Foto: COP