Portugal terminou coletivamente com o quarto lugar a Taça da Europa de Lançamentos, que decorreu este fim de semana em Leiria. Destaque para a medalha de ouro conquistado pela olímpica Auriol Dongmo, no lançamento do peso, no sábado.
A recordista portuguesa, líder mundial do ano, foi a única a superar os 19 metros na competição que venceu com a marca de 19,68 metros, num concurso em que superou mais três vezes essa marca (parciais: nulo – 19,17 m – 19,11 – 19,68 – nulo – 19,53).
“Estou muito feliz por vencer na cidade e no local onde trabalho diariamente. Estou mesmo muito satisfeita pelo que consegui, pois, ao verificar que tínhamos muita chuva estava com receio de não chegar ao meu objetivo”, afirmou Dongmo aos canais oficial da Federação Portuguesa de Atletismo.
Outra portuguesa em destaque, desta vez no disco, foi Liliana Cá, que conquistou o bronze com lançamento de 60,74 metros. O ouro ficou com a italiana Daisy Osakue, a chegar aos 61,56 metros.
Por fim, Leandro Ramos que conquistou a medalha de prata na prova Sub-23 do lançamento do dardo. O recordista de Portugal da disciplina era apontado como um dos favoritos, sendo o detentor da melhor marca entre os concorrentes, e começou na liderança, com um ensaio de 72,46 metros.
No entanto, o francês Teura’itera’i Tupaia, na sua segunda tentativa, lançou o dardo a 77,21 metros, a sua melhor marca nesta temporada, distância à qual Leandro Ramos não conseguiu chegar, terminando na segunda posição com 76,48 metros alcançados ao quinto ensaio.