Favoritos e a liderar a competição desde o início, a equipa do Quantum Racing confirmou este sábado, no quinto e último dia de regatas, a conquista do lugar mais alto do pódio no TP52 World Championship, que decorreu em Cascais. A equipa do português Bernardo Freitas conquista o bronze.
Ao todo, nove equipa estiveram a disputar um dos troféus mais prestigiados da vela mundial. Os americanos lideraram todos os dias o campeonato. O título foi consolidado no último dia, quando, enfim, a embarcação timoneada pelo empresário Doug DeVos’ venceu a primeira regata e, ao classificar-se em sexto lugar na segunda, terminou o campeonato com 33 pontos, conquistando o quarto título classe TP52 na sua história – e o segundo obtido em Cascais.
Em segundo lugar terminou com 40 pontos o barco alemão Platoon, de Harm Muller-Speer. O terceiro lugar acabou com a equipa do português Bernardo Freitas (integrado enquanto “local advisor”), com os velejadores do “Inglês, Alegre” a alcançar o bronze com o seu resultado na última regata do campeonato, terminando com 41 pontos. Desta forma, a equipa Phoenix, da África do Sul, viu fugir o seu lugar no pódio por apenas um ponto.
“Hoje foi o melhor dia da tripulação na água. Fomos para a água com o objetivo de fazer pódio e fomos a equipa que fez a melhor pontuação. Acho que navegaram muito bem – foram conservadores mas andaram sempre no grupo da frente. Obviamente que este terceiro lugar é ótimo e reflete uma evolução fantástica da equipa face ao campeonato anterior”, comemorou Bernardo Freitas, diploma olímpico em Londres 2012, em declaração à organização da prova.
O link com todos os resultados pode aqui ser conferido.
Foto: Nico Martinez/52SuperSeries