Portugal, que confirmou, na segunda-feira passada, em Munique, apesar da derrota por 37-27 com a Dinamarca, a qualificação para a ‘main round’ do Euro-2024 de andebol, vai medir forças com a campeã europeia Suécia, Países Baixos, Eslovénia e Noruega em terras germânicas.
A seleção portuguesa terminou na segunda posição do Grupo F da fase preliminar, com quatro pontos, atrás da invicta tricampeã mundial Dinamarca, com seis, e avança para o Grupo II da fase regular, a decorrer em Hamburgo, sem pontos.
No grupo II da fase principal, que reúne os dois primeiros classificados das ‘poules’ D (Eslovénia e Noruega), E (Suécia e Países Baixos) e F (Dinamarca e Portugal), a turma lusa começa, esta quarta-feira, por medir forças com a sua congénere da Noruega (segundo do grupo D), num encontro que começa, pelas 14h30, com transmissão em direito na RTP, no Barclays Arena, em Hamburgo.
O selecionador nacional, Paulo Pereira, em declarações à Federação Portuguesa de Andebol, destacou a “grande capacidade” dos vermelhos da Escandinávia.
“Anular Sagosen e ultrapassar Bergerud”
“É uma seleção do top-6 do último Campeonato da Europa e Mundial e continua muito parecida à formação original que enfrentámos em 2020 e 2021. Ao falarmos desta equipa teremos que falar de Sander Sagosen, sendo que é o jogador que tem mais ações de desequilíbrio ofensivo, nomeadamente no 1×1 na zona central. Os nórdicos usam a transição ofensiva como uma das suas maiores armas, assim como os remates de primeira linha. A par de Sander Sagosen, Harald Reinkind e Gøran Johannessen são outras das armas no jogo ofensivo. A Noruega apresenta uma defesa 6:0 de características nórdicas, sem grande profundidade mas bem protegidos por Torbjørn Bergerud na baliza. Ambas as seleções têm esperanças de vitória nesta partida, até porque pode ser uma excelente “rampa de lançamento” para alcançar os melhores lugares do Main Round e teremos em mente que para alcançarmos um bom resultado teremos que anular Sagosen e ultrapassar Bergerud”, analisou.
Por: Pedro Silva
Fotos: Federação Portuguesa de Andebol e EHF